Open source é um termo em inglês que significa código aberto. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, que pode ser adaptado para diferentes fins. O termo foi criado pela OSI (Open Source Initiative) que o utiliza sob um ponto de vista essencialmente técnico, mas pra quem trabalha como isso acha que a coisa transcende às restrições de cunho profissional.
Mais do que uma maneira de desenvolver e licenciar software, open source é uma maneira de encarar a vida. Esse estilo de vida inclui:
A vontade de lidar voluntariamente com trabalho colaborativo: esse ponto da filosofia open é que só colabora quem deseja colaborar, quanto mais colaboradores melhor para que diferentes pontos de vista sejam considerados. Mas o primordial é que o trabalho seja feito sem expectativas que não seja a de realizar e por puro prazer.
Compartilhamento do conhecimento: para os adeptos desse movimento compartilhar é o cerne de tudo. Sem o compartilhamento não haveria a integração de outros projetos, ou não conseguiriam tomar conhecimento de novas descobertas.
Transparência nas ações: é algo muito importante, por que se deve valer pela confiança de que todas as ideias aprovadas estejam sendo executadas, sem omissão ou ocultação. É preciso que tudo esteja amplamente aberto ao conhecimento de todos.
Aplicação de melhorias: todo e qualquer projeto open source sofre dessa característica: melhorias. Elas são constantes,permanentes e ininterruptas. São implementadas tanto pelos criadores quanto por parte dos próprios usuários.
A maioria dos softwares open source, quando são lançados, inevitavelmente, ainda apresentam alguns bugs, o que significa dizer que, como não é um trabalho finalizado e estanque, há espaço para se aplicar melhorias sempre, indefinidamente. A filosofia por trás disso preconiza que, ao invés de esperar ter a programação perfeita para lançar o produto, é preferível colocar ele no mercado e esperar que a própria comunidade de usuários deem sua contribuição.
Os MiniCasts do Tecno Veste
No Tecno Veste, acreditamos que o feito é melhor que o perfeito, por isso abraçamos essa filosofia e testamos novas formas de transmitir informação, em formato redesenhado constantemente. A exemplo disso podemos falar sobre os minicasts do Tecno Veste, que chamamos de “gotas de conhecimento”, onde achamos melhor utilizar de um espaço curto de tempo recheado de informações diretas e objetivas.
Clique na imagem abaixo e comece a ouvir nossos minicasts.
A Tesla disponibilizou a sua tecnologia de carros elétricos para que outras empresas tivessem a oportunidade de fazer esse mercado crescer.
Há inúmeras iniciativas na internet que seguem os princípios do open source e auxiliam os iniciantes na área a aprenderem e devolverem à comunidade as benesses adquiridas. Suas aplicações na área da educação, governo e da saúde são muito grandes, dependem, principalmente, da coragem das pessoas de abrirem suas mentes para uma nova forma de pensar.
O software open source é aquele que tem seu código fonte aberto para que qualquer pessoa possa modificá-lo.
Fala-se muito no Open Source no ramo do desenvolvimento de sistemas ou programas mas podemos encontrar também iniciativas no campo do hardware, que trás na carona a filosofia open design para a construção dos equipamentos que tenham no seu bojo a linha no formato também livre. Dentro desse ramo podemos citar iniciativas e projetos como:
Openmoko: é um projeto para criar uma família de telefones móveis de código aberto. Clique na imagem a seguir pra acessar o Projeto Openmoko.
Dessa forma existem projetos diversos nos ramos de: Rádio Amador, Áudios Eletrônicos, Telefonia, Vídeos Eletrônicos, Networking, Redes sem Fio, Eletrônica, Câmeras, Sistemas Computacionais, Robótica, Ambiente, Energia Renovável, Iluminação, Automóveis, Scanners, Impressoras 3D e outros hardwares.
Open Source e projetos bem sucedidos economicamente: Muitos negócios em torno do Open Source são negócios bem sucedidos que geram receita. Por exemplo, a Red Hat, Suse Novell e MySQL.
Claro que existem muitas coisas a serem consideradas na hora de estabelecer um negócio, seja ele qual for, mas principalmente um baseado em open source. Como não é o foco desta exposição darei exemplos de negócios baseados em open source que são lucrativos:
500 empresas juntas, apenas nos últimos anos, geraram US$ 5 bilhões em valor econômico através de projetos de colaboração da Fundação Linux.
Clique nos banners para visitas o projeto e conhecer mais sobre eles.
Mais de 85 mil dispositivos atualmente executam sobre o framework AllJoyn.
Toyota e Jaguar Land Rover vão usar Automotive Grade Linux nos veículos de futuras produções.
Cloud Foundry hoje é usado em produtos de Accenture, GE, HP, Huawei, IBM, Pivotal, SAP e Verizon, entre outros.
Estima-se que 700 a 1000 empresas desenvolvem produtos ou serviços sobre a tecnologia Drone code. Drones para o bem.
Há 2 mil únicos endereços IP da instalação de pacotes Node.js e 2 bilhões de downloads de pacotes a cada mês.
Mais de 30 vendedores, fornecedores e consultores estão usando principais componentes OpenDaylight e arquitetura para construir SDN.
Muitos dos maiores provedores de nuvem do mundo rodam em Xen: Alibaba Aliyun, AWS, IBM / Softlayer, Rackspace e Verizon Cloud, para citar alguns.
Isso desmitifica o que a maioria imagina, de que open source não promove lucratividade no negócio. Tecnologias Open Source são plataformas de uso tecnológico que promovem a oferta de serviços remunerados.
Algum leitor trabalha com alguma dessas tecnologias mencionadas ou outra?
Que serviço a tecnologia open source que você usa promove na sua área de atuação?
Existem iniciativas como essas na sua cidade? Se existe, qual é o serviço e a cidade?
Fale-nos sobre algum projeto que você conheça, nos fale tudo sobre ele.
Um Comentário
Pingback: O que é Open Source? - TecnoVeste
Pingback: FairPhone: Smartphone Modular Econômica e Embientalmente Sustentável - TecnoVeste
Pingback: Encontre todos os Pokémons no mapa e saia na frente com este Hack para Pokémon Go | Tecnoveste
Pingback: Pokémon Go Live Map: recurso hacker de mapeamento de pokémons - TecnoVeste
Pingback: Code.org: ciência da computação, diversidade e inclusão digital para crianças e adolescentes | Tecnoveste
Pingback: Blockchain: o que é, para que serve e como funciona | Tecnoveste