- Aulas particulares
Sim, você pode dar aulas particulares. Se você está fazendo um mestrado ou doutorado, você com certeza tem uma grande afinidade por uma ou mais disciplinas ou áreas de conhecimento. Seu público-alvo podem ser alunos do ensino médio ou alunos de graduação que possuem dificuldades nessas disciplinas.
Saiba mais sobre dar aulas particulares na pós-graduação nesse post!
- Correção/Revisão de TCC
Sim, sempre existem alunos que têm dificuldade (ou têm pouco tempo disponível) na formatação do TCC, em colocar tudo dentro das normas da ABNT e/ou das normas exigidas pela faculdade. Se você tem facilidade/habilidade em formatar trabalhos, você pode usar isso como fonte de renda extra. Dessa forma você ainda vai ajudar pessoas que estão com dificuldades ou na correria, com prazo apertado por exemplo.
- Revenda de produtos voltados para alunos de pós-graduação
Você pode fazer um garimpo/curadoria de materiais legais para alunos de pós graduação e vender. Esses materiais podem ser os mais diversos: livros (acadêmicos) de sebo, cadernos artesanais, cadernos personalizados, material importado de papelaria.
- Venda de cursos como afiliado
Você pode se inscrever em plataformas de vendas de cursos (como Hotmart e Eduzz) e se cadastrar para ser afiliado de alguns cursos. Isso significa que você vai ter um link só seu para divulgar esses cursos e, quando alguém comprar usando o seu link, você recebe um percentual da venda. Você pode escolher cursos relacionados à sua área de formação, e também de oratória, programas úteis, apresentações etc. Dessa forma, você vai oferecer pras pessoas que trabalham/estudam com você cursos que vão ajudá-las na trajetória acadêmica e profissional delas!
- Doces
Mas Vanessa, como assim doces? Você não disse que tinha a ver com a minha área de atuação? Pois é essa dica tá meio deslocada porque provavelmente doces não tem nada a ver com os seus estudos. Mas vamos combinar que doces e pós graduação têm tudo a ver né? Que aluno de pós (além dos professores também) não vive desesperado por um doce pra acalmar o coração (e o estômago) nas horas difíceis.
Você pode começar fazendo poucos doces, com um gasto pequeno nos materiais iniciais. E se você não tiver muitas habilidades culinárias, pode fazer doces bem simples como brigadeiros. Aí é só levar os doces pra vender na sua pós graduação mesmo, pra outros alunos e pros professores. Com certeza você vai deixar a vida deles mais feliz!
O que você achou dessas dicas? Tem alguma dúvida?
Essas dicas são úteis pra quem está fazendo pós-graduação sem bolsa ou com bolsa mas tá super apertado (a gente sabe que as bolsas de mestrado/doutorado são uma merreca). E elas também são super adaptáveis pra que ainda está cursando uma graduação. Bora fazer renda extra pessoal!
Aproveite que você vai ganhar uma grana extra e leia sobre algumas atitudes simples para mudar a sua vida financeira!
Um Comentário
Pingback: Mestrado ou Doutorado: como gerar renda extra atividades relacionadas à sua formação acadêmica - Tecnoveste