A Páscoa é uma comemoração religiosa que celebra a ressurreição de Jesus e a data é carregada de simbolismos. De acordo com a tradição, para os cristãos, durante a quaresma (40 dias antes da Páscoa) e a semana santa, é realizado um jejum de carne vermelha em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo. Há algumas pessoas que optam por não consumir nenhum tipo de carne nesse período e outras optam pelo consumo de apenas peixes.
A data é também sinônimo de reunião familiar, chocolates e o tradicional almoço de domingo de Páscoa. A escolha do cardápio pode se tornar um desafio, mas uma presença que é quase sempre garantida e que agrada a muitos é o bacalhau – que pode ser feito de inúmeras maneiras. Para esse dia especial, nada mais justo do que uma comida especial, concorda? Por isso reuni algumas receitas com bacalhau que vão facilitar nesse processo de escolha.
1 – Lombo de Bacalhau Confitado com Batatas ao Murro:
Ingredientes:
1 kg de lombo de bacalhau dessalgado, ramos de alecrim, ramos de tomilho, louro, 8 dentes de alho, 1 ½ litro de azeite, sal, pimenta do reino, 700 gramas de batata bolinha e 1 colher de sopa de manteiga.
Modo de preparo:
Para o bacalhau: aqueça o azeite em uma panela (o ideal é que a temperatura fique entre 60 a 70 graus), coloque o alecrim, tomilho, louro, 6 dentes de alho e o bacalhau e deixe cozinhar por 20 minutos.
Para as batatas: coloque em uma panela a água para ferver junto com as batatas e sal. Quando estiverem bem cozidas (teste espetando um garfo no centro da batata, o garfo tem que entrar com facilidade) desligue o fogo e transfira as batatas para uma tábua (ou qualquer superfície lisa) e esmague as batatas com as mãos. Coloque uma frigideira no fogo, coloque azeite e as batatas esmagadas e deixe dourar dos dois lados. Na mesma frigideira, coloque a manteiga, pique dois dentes de alho e coloque para fritar junto com as batatas. Polvilhe um pouco de sal e desligue.
Em uma travessa faça uma montagem bonita com o bacalhau confitado e as batatas ao murro.
As ervas utilizadas para confitar com o bacalhau podem ser descartadas ou aproveite os ramos de alecrim e tomilho para enfeitar o prato já pronto.
2 – Bacalhau ao Forno:
Ingredientes:
4 postas de bacalhau dessalgado, 5 batatas grandes, 1 cebola (cortada em tiras), 1 Pimentão vermelho (cortado em tiras), 1 Pimentão Amarelo (cortado em tiras), Azeitonas (de preferência sem caroço), Azeite, Sal, 2 dentes de alho (picados), Pimenta do Reino branca, Salsa.
Modo de preparo:
Tempere o bacalhau com pimenta do reino branca e reserve.
Corte as batatas em fatias grossas, depois coloque no vapor até cozinhar e ficar um pouco al dente (não cozinhe demais, pois pode desmanchar quando for ao forno) e reserve.
Em uma panela, refogue com azeite, a cebola e o alho até dourar, depois acrescente o pimentão amarelo, pimentão vermelho e uma pitada de sal, deixe refogar por mais dois minutos e desligue o forno. Reserve.
Coloque um pouco de azeite em um refratário, faça uma camada com as batatas pré-cozidas e posteriormente espalhe o refogado. Por fim acrescente o bacalhau nessa “cama” de vegetais e regue com bastante azeite. Leve ao forno preaquecido a 200 graus até cozinhar o peixe.
Retire do forno, coloque as azeitonas e a salsa picada.
Sugestão de acompanhamento: um arroz branco.
3 – Salada de Bacalhau:
Ingredientes:
1 kg de bacalhau dessalgado, 2 cebolas, 2 tomates, Azeite, Coentro, 4 ovos cozidos, Azeitonas pretas, 1 colher de sopa de vinagre.
Modo de preparo:
Cubra o bacalhau dessalgado no papel alumínio com um pouco de azeite e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Com o bacalhau cozido, retire toda a pele, as espinhas, desfie e reserve até esfriar.
Corte os tomates e as cebolas em cubinhos e misture ao bacalhau desfiado, acrescente azeitonas, ovos cozidos cortados e coentro picado. Tempere com vinagre e bastante azeite e sirva.
Essa salada pode ser servida em in natura ou resfriada (basta deixar na geladeira).
Não necessita acompanhamentos, mas fatias de torradas ou pães combinam bem.
4 – Escondidinho de Bacalhau:
Ingredientes:
4 batatas grandes, 2 lombos de bacalhau dessalgado, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xicara de leite, sal, 2 dentes de alho picados, 2 cebolas picadas, 3 tomates picados sem pele e sem sementes, azeitonas picadas sem caroço, azeite e queijo parmesão.
Modo de preparo:
Para o purê: coloque em uma panela a água para ferver com as batatas cortadas e descascadas. Quando estiverem cozidas, retire da água e passe pelo espremedor. Leve as batatas espremidas para uma panela com o leite aquecido, a manteiga e sal a gosto. Mexa até ficar cremoso e reserve.
Para o bacalhau: cozinhe o bacalhau com um pouco de água, depois retire, desfie e reserve.
Refogue a cebola, o alho até dourar e, então, acrescente o tomate e depois o bacalhau. Transfira para um refratário e cubra com o purê de batatas e por cima o queijo parmesão ralado na hora. Leve ao forno preaquecido até o queijo gratinar e sirva.
Esse prato não necessita acompanhamento.
5- Frigideira de Bacalhau:
Ingredientes:
400 g de bacalhau, azeite, pimenta do reino, sal, colorau, 6 ovos, meia xícara de água, 1 garrafa de leite de coco, 2 cebolas, 2 dentes de alho, 1 repolho e 3 colheres de farinha de trigo.
Modo de preparo:
Para o recheio: cozinhe no vapor um repolho pequeno e corte em tiras finas. Refogue com azeite a cebola picada e o alho picado até dourar, acrescente o bacalhau (já dessalgado e desfiado), o repolho, pimenta do reino, colorau e sal (se precisar).
Depois de refogar por alguns minutos, acrescente o leite de coco e um pouco de água até cozinhar e ficar bem seco. Reserve.
Para a massa: bata as claras em neve até ficar firme, adicione as gemas, uma pitada de sal e as colheres de farinha de trigo e bata mais um pouco a fim de misturar bem.
Montagem: coloque um pouco da massa em um refratário untado com azeite, depois todo o refogado (espalhando bem por todo refratário) e por fim cubra com o restante da massa.
Leve ao forno até ficar levemente dourado.
Esse prato é bem leve e pode ser acompanhado por arroz branco.