Receber pessoas é uma arte. Como anfitriã, é preciso pensar em cada detalhe para recepcionar bem os seus convidados: Decoração da casa, bebidas e, o mais importante, a comida. Pensando nisso, trouxe algumas ideias de comidinhas para você que não entende muito de cozinha ou não quer ter trabalho e, claro, não quer deixar a finesse de lado – esqueça o Ifood e faça bonito com alguns dos itens abaixo.
Tábua de Queijos e Frios:
Uma opção fácil e que provavelmente todo mundo ama, a tábua de frios pode ser muito versátil. Faça uma seleção de queijos como gorgonzola, brie, parmesão, gouda, manchego, emmental e frios como parma ou presunto serrano. Para caprichar, aposte em uma tábua de madeira natural e ramos de alecrim ou tomilho para enfeitar.
Prato de Frutas:
Um prato de frutas é esteticamente muito bonito e serve tanto para entradas como para sobremesa. Figos, damasco, cereja fresca, uvas sem caroço, kiwi e mirtillo caem muito bem. Uma boa dica é usar um favo de mel por cima do prato de frutas ou fazer cortes nas frutas a fim de decorar ou facilitar a degustação.
Salada:
A salada de muçarela “bolinha” de búfala, folhas de manjericão, tomate cereja e uma generosa camada de molho pesto é superleve, fácil, fresca e saborosa. O pesto é facilmente encontrado em mercados, mas é possível fazer em casa: a receita consiste apenas em esmagar no pilão duas xícaras de folhas de manjericão fresco com dois dentes de alho, acrescentar uma colher de sopa de pinoli (pode substituir por nozes ou amêndoas), o queijo parmesão, o sal, a pimenta e o azeite. Na falta de um pilão, pode-se usar o liquidificador, com muito cuidado para não bater demais. Para o empratamento da salada, convém usar uma saladeira de cristal ou de vidro com “pé” para valorizar ainda mais o prato.
Réchaud de Brie:
Réchaud é uma palavra francesa e significa “aquecimento”. Existem diversos modelos e materiais de réchaud, mas, para o queijo brie, o adequado é o de porcelana aquecido com vela. Disponha o queijo no prato de porcelana, leve ao forno por aproximadamente dez minutos a duzentos graus, depois retire e coloque na estrutura com a vela acesa para manter quente. Em cima do queijo você pode incrementar usando geleias ou mel, além disso coloque algumas castanhas, nozes, pistaches ou amêndoas. Quer fazer ainda mais bonito? Pedaços de figo fresco ou ramos de tomilho.
Manta de Búfala:
Abra a manta em uma superfície lisa, disponha sobre a manta uma camada generosa de rúcula, depois uma camada de presunto de parma e por fim tomate seco (ou tomate cereja cortado ao meio). Cuidadosamente enrole a manta, coloque-a inteira em uma travessa ou faça cortes em fatias grossas para servir em roll. Opcional: molho pesto por cima da manta.
Carpaccio:
Carpaccio é um prato típico italiano, mas que caiu no gosto dos brasileiros. O carpaccio é um tradicionalmente um prato feito com lâminas bem fininhas de carne crua (filé mignon ou lagarto). Incremente com molho de alcaparras, rúcula, queijo pecorino, azeitonas, azeite de oliva ou mostarda. Não quer de carne? Não tem problema, há ainda carpaccio de frutos do mar, como polvo, vieira ou salmão.
Pães e afins:
Para algumas comidinhas citadas anteriormente, os pães servem como um excelente acompanhamento. Faça uma cesta com pães variados, como italiano, ciabatta, baguete, australiano, integrais, com grãos ou até torradas. Outra dica boa é usar crostini de alecrim ou grissinis ou até mesmo biscoitos de arroz tailandês é uma excelente pedida.