Foi fundado em 2008 o Kickstarter, a plataforma de crowdfunding mais bem sucedida do mundo, já arrecadou mais de 1 bilhão de dólares. Seus fundadores – Perry Chen, Yancey Strickler e Charles Adler – já faturaram mais de 5 milhões de dólares, a partir da porcentagem que recebem como pagamento por criadores de projetos de financiamento coletivo.
O site é divido em mais de 40 subcategorias, entre as quais encontram-se Tecnologia, Moda, Artes, Livros, Quadrinhos, Dança, Games, Artesanato, Jornalismo, Design. A capacidade de o financiamento coletivo financiar projetos que, de outra forma, jamais aconteceriam é o que garante o crescimento desse modelo de negócio e, principalmente, o engajamento da comunidade nos projetos.
As 8 Categorias do Kickstarter com mais projetos bem sucedidos são:
- Jornalismo: 827 mil projetos financiados
- Música: 23 mil projetos financiados
- Filmes: 30 mil projetos financiados
- Livros e editoração: 9,5 mil projetos financiados
- Artes plásticas: 9 mil projetos financiados
- Jogos: 8 mil projetos financiados
- Teatro: 6 mil projetos financiados
- Culinária: 5 mil projetos financiados
As campanhas com maior sucesso, geralmente, são as mais inovadores, mas também conseguem grande alcance aquelas com apelo social. Não há uma regra para o êxito, mas o que garante que o criador terá sucesso é a comunidade que o empreendedor/ criador consegue formar em torno da sua causa.
Você já pensou em criar uma campanha de crowdfunding?
Veja o post sobe o assunto no Blog do Tecnoveste no Correio Braziliense.