David Acord é designer sonoro – ver post sobre o assunto – indicado ao Oscar da Skywalker Sound, produtora criada em 1975 para acompanhar a produção do filme Star Wars. A produtora foi fundada com o nome de Sprocket Systems, quando George Lucas e Gary Kurtz contrataram Ben Burtt como diretor fonográfico dos primeiros filmes da série.
Acord começou a trabalhar na saga estelar no filme “Ataque dos Clones” e continuou no “Revenge of the Sith” – com android médico GH-7 -, mas seu trabalho se consagrou mesmo foi com o “O Despertar da Força“ , por meio do qual foi indicado ao Oscar de melhor edição sonora – dentre as 5 nominações da obra este ano.
Seu papel é ambientar a trama e “colorir” com passadas, explosões e torções de metal as ondas sonoras do filme. Apesar de parecer fácil, criar uma identidade sonora e tornar as ações do filme mais passíveis de crédito é a sua função, porque ao invés de buscar em uma biblioteca digital ele não apenas criar sons inéditos como os fazem caber dentro da ação do filme.
Dentre suas responsabilidades com a trama encontram-se o som o sabre de luz do Kylo Ren e do BB-8. Em parceria com o mixador de áudio Christopher Scarabosio, os efeitos sonoros criados vão além da simples adição de sons interessantes, mas adicionam maior carisma aos personagens e criam ícones sonoros que ecoarão por muitos “anos luz” dentro da saga de Star Wars.
Confira os sons a baixo e deixe seu comentário: