“Não fale mal dos nerds, um dia você vai acabar trabalhando para eles.”
Obs: Nerd é o termo utilizado para definir uma pessoa muito dedicada aos estudos, alcançando níveis intelectuais acima dos previstos para sua idade. A origem da palavra Nerd não é exata.
O cara não dá bola pra muitas coisas, não se interessa muito por estar com amigos, são poucas conversas que se dá ao prazer de ter, na maioria das vezes acha o papo meio vazio. Talvez por isso o termo é utilizado de forma depreciativa, como se falássemos de uma pessoa chata, antissocial.
“Tem cara que é tão nerd, que deve fazer criança com pendrive.”
Para termos uma ideia mais próxima da realidade, já que é impossível ter essa visão exata pelas múltiplas interpretações já dadas ao termo, vejamos como a ideia conceitual do nerd evoluiu no decorrer do tempo.
Nerds na década de 70:
“Hoje nerd rejeitado. Amanhã milionário requisitado.”
Os filmes da onda eram Star Treck, StarWars e Galactica. Uma excelente coleção de filmes que os faziam se sentir em casa, como se estivessem no lugar errado e os filmes os faziam saber que o seu estado mental é real, que eram de outro mundo. Geralmente os caras tinham uma polaroid, usavam “a calculadora” científica. Computador? O melhor, Apple. Mas adoravam jogar no telejogo e entendiam COBOL. Os jogos da moda eram SpaceWar, Colossal Cave, Breakout, Pong e Space Invaders. Os personagens ídolos eram JCR Licklider, Douglas Engelbart, Vint Cerf e os pioneiros da internet.
Nerds na década de 80:
“Para mim, segunda-feira é o dia em que começa mais uma semana de aprendizado.”
Não eram os efeitos especiais que faziam a diferença, mas a ideia do espaço tempo. Filmes como Koyaanisqatsi, Tron e De Volta parao Futuro é que interessavam. Na vibe tecnológica dispositivos como NES, walkman, videocassete e IBM-PC, acompanhado pelo magnífico MS-DOS, tornavam todos os sonhos realidade. Agora os jogos eram Super Mário, Zelda, Final Fantasy, Pac-Man, Simcity e cubo mágico. E os grandes cérebros eram Steve Jobs (Apple), Bill Gates (Microsoft) e Richard Stallman (software livre).
Nerds na década de 90:
& #8220;A professora pergunta: Estudaram para a prova? Nerds: Estudei a semana toda. Pessoas normais: Li o livro. Eu: Que prova?”
A Vingança dos Nerds, Matrix, O Cubo e Arquivo X faziam a fantasia nerd. Os dispositivos dos nerds eram os DVD, CD-Rom, discman, modem e sistemas windows e linux. A evollução dos jogos trouxe Monkey Island, Sonic, Virtua Fighter, Street Fighter II e Mortal Kombat. Os grandes caras “fazedores” de cabeça eram Linus Torvalds (do linux, que veio enfrentar a Microsoft) e Shawn Fanning (o criador do Napster), eram os caras que vieram enfrentar os gigantes da informática e da indústria da música.
Nerds nos anos 2000:
“Só não coloco a mão na consciência, porque vou ter que largar o gadget.”
Obs: Gadget significa, em português, dispositivo, aparelho. No mundo tech, os gadgets são dispositivos portáteis de variados segmentos, como smartphones, MP3 ou MP4 players, tablets e diversos outros aparelhos relativamente pequenos que desempenham funções específicas.
Os filmes ideológicos, de uma cultura de rompimento com a realidade são O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Dr Who, Lost, Fringe, Chuck e IT Crowd. Os dispositivos avançaram, e muito, e já podiam ter seus iPhones, iPods em banda larga e pen drivers, surgindo as redes sociais, o Google e o Youtube. Jogos como GTA, God of War, Halo e World of Warcraft. E agora os ícones do momento são Larry Page e Sergey Brin, os caras da Google.
Nerds dez anos depois dos anos 2000:
“Eu sou o “Ele só fica nesse celular” da família.”
Os filmes que fazem a cabeça dos nerds são A Rede Social, A Origem, Exit Through the Gift Shop e $#*! May Dad Says. Agora portamos iPad 2, Xoom, Galaxy Tab e Kinect. Os jogos agora são Minecraft, Swords & Sworcey, LA Noire, Portal 2 e Starcraft II. E o ícone que domina as manchetes é o dono da maior rede social do mundo, Mark Zuckerberg.
Esta é a evolução que foi sendo percebida no decorrer dos anos. É que hoje se comemora o Dia do Orgulho Nerd, sim por que não basta ser Nerde, mas há que se ter orgulho de sê-lo. Quem poderia arriscar como será o gosto dos nerds daqui a 20 anos? Que filmes passarão? que gadgets serão usados? Que ídolos serão admirados? O que mais poderia caracterizar este perfil de uma pessoa tão apegada aos seus gostos a ponto de isolá-la de suas relações periféricas? Você ousaria sugerir alguma ideia?
Sintamo-nos então homenageados e lisonjeados por sermos tão especialmente dedicados e aguerridos na nossa tão natural paixão por assuntos que nos são tão curiosos. Saiba mais sobre o que é, como são e desde quando surgiram, tudo sobre o assunto no post ponde falamos sobre o conceito nerd que comemoramos hoje, dia 25de maio de 2016, como Dia do Orgulho Nerd!
Até nosso próximo encontro!
Um Comentário
Pingback: O Dia do Orgulho Nerd... é hoje! | Tecnoveste
Pingback: Resumo Semanal do Tecnoveste - 4ª Semana de Maio 2016 | Tecnoveste