A Apple é conhecida pela qualidade dos seus produtos, pelo prestígio da sua marca e fazer um grande uso de “product placement” em filmes e programas de TV para promover seus produtos. “Product placement” é uma estratégia de marketing que consiste em colocar produtos de uma marca de forma sutil em filmes, séries, programas de TV, jogos eletrônicos, entre outros meios de entretenimento.
A ideia é que o público consumidor associe positivamente o produto a um personagem ou a uma cena marcante, o que pode aumentar a familiaridade, a lembrança e a preferência do público em relação à marca. Diferentemente das propagandas e dos anúncios tradicionais – como comerciais de TV -, o product placement não interrompe o conteúdo que está sendo consumido pelo potencial cliente a ser atingido e o produto anunciado se integra à narrativa e ao universo da história, gerando uma associação mais natural e emocional.
Esse tipo de estratégia permite que as marcas atinjam públicos segmentados e específicos, de acordo com o perfil dos personagens e do contexto em que o produto é inserido. Por exemplo, uma marca de relógios pode fazer “product placement” em um filme de ação, em que o personagem principal usa um relógio esportivo resistente e sofisticado.
Confira 10 vezes que a Apple fez Product Placement perfeito
-
The Social Network (2010) –
Diretor: David Fincher
Produto: MacBook Pro
Minuto: 18:27
Personagem: Mark Zuckerberg diz “E se eu precisar fazer alguma coisa em casa?” enquanto ele e seu amigo Eduardo estão discutindo a criação do Facebook. -
The Avengers (2012)
Diretor: Joss Whedon
Produto: iPhone
Minuto: 32:52
Personagem: Tony Stark (Iron Man) mostra a Natasha Romanoff (Viúva Negra) seu telefone, dizendo “não se preocupe, eu tenho um”. -
Star Trek: Into Darkness (2013)
Diretor: J.J. Abrams
Produto: MacBook Pro
Minuto: 39:20
Personagem: James Kirk está usando um MacBook Pro para analisar dados e encontrar o vilão. -
The Internship (2013)
Diretor: Shawn Levy
Produto: Google Maps no iPhone
Minuto: 44:20
Personagem: Os personagens principais estão navegando pelo Google Maps em seu iPhone enquanto procuram o escritório do Google. -
Sex Tape (2014)
Diretor: Jake Kasdan
Produto: MacBook Pro e iPhone
Minuto: 7:30
Personagem: O personagem de Jason Segel está usando um MacBook Pro para trabalhar em casa, enquanto sua esposa, interpretada por Cameron Diaz, usa um iPhone. -
“Don’t Look Up” (2021)
Diretor: Adam McKay
Produto: iPhone
Minuto: 37:41
Personagem: O filme de Adam McKay apresenta o iPhone em várias cenas, incluindo uma cena em que a personagem interpretada por Jennifer Lawrence usa um iPhone para fazer uma ligação. -
The Martian (2015)
Diretor: Ridley Scott
Produto: MacBook Pro
Minuto: 1:25:27
Personagem: O personagem de Matt Damon está usando um MacBook Pro para se comunicar com a NASA enquanto tenta sobreviver em Marte. -
Kingsman: The Secret Service (2015)
Diretor: Matthew Vaughn
Minuto: iPhone
Personagem: 26:06 – Personagem: O personagem de Eggsy é apresentado a um iPhone por Harry Hart. -
Blade Runner 2049 (2017)
Diretor: Denis Villeneuve
Produto: Sony Xperia
Minuto: 00:04:50
Personagem: O personagem de Ryan Gosling usa um Sony Xperia para verificar seu banco de dados enquanto investiga um crime. -
Homecoming (2017)
Diretor: Beyoncé
Produto: Apple Music
Minuto: 00:08:50
Personagem: Beyoncé canta “Sorry” enquanto o título da música é exibido na tela e o logo da Apple Music aparece no final da apresentação.