Os Jogos Olímpicos de 2016 acontecem no Rio de Janeiro de 05 a 21 de agosto. Como a maioria das empresas e principalmente as de tecnologia – e assim como tem sido nos últimos anos – a Google está acrescentando recursos que ajudarão os usuários da sua plataforma a obterem conteúdos e informações relacionadas com o evento.
“Quem quer que esteja fisicamente bem preparado pode fazer coisas incríveis com seu corpo.Mas quem junta a um corpo em forma uma cabeça bem cuidada é capaz de feitos excepcionais.” (Alexandre Popov, melhor nadador das Olimpíadas de 1996.
Os jogos olímpicos do Rio de Janeiro serão os jogos mais vistos de todos os tempos nos meios digitais. Mas não podemos esquecer das três dimensões a serem acompanhadas.
Existe aquela dimensão relativa à transmissão nos canais de televisão, que ainda são bastante abrangentes, onde teremos como as principais emissoras de canal aberto do Brasil a Globo, como a que mais investimentos fez para fazer a cobertura, a Band e a Record.
Outra é a dimensão digital, onde teremos uma centena de milhares de possibilidades que podem ser utilizadas na coleta, análise, classificação, armazenamento, tratamento, transformação, recuperação, criação e disseminação da informação através dos formatos multimídia, em texto, áudio, video e imagens, sendo estáticos ou animados, coloridos ou preto e branco, enfim.
E a terceira,e talvez a mais importante é a dimensão real do evento, aquela em que as pessoas presenciarão o fato in loco, face a face, ombro a ombro, a verdadeira dimensão e a que as outras duas tentarão capturar o mais fielmente, pra poder distribuir e compartilhar as emoções que tomarão conta de todos os corpos em movimento.
De acordo com um artigo do chefe de notícias do Google:
“Imagine o que representa toda essa responsabilidade em ter que oferecer acesso e sustentabilidade para tantas pessoas, bilhões de pessoas!”
Este ano, a Alphabet está dedicando muitos esforços e recursos na sua plataforma de ferramentas e aplicativos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para expor aos nossos leitores todas as novidades é que dividimos as exposições e vários artigos que virão à partir da semana que
vem. Falaremos sobre os Doodles e o designer que os fez. Falaremos sobre a Busca, é claro. Falaremos sobre o Youtube, sobre os APPs, o Maps, o Street View e o Trends.
Ouça o minicast que foi feito especialmente pelo TecnoVeste sobre as olimpíadas
Pra começar a contagiar a todos a Alphabet criou um site que vai começar a motivar e animar as pessoas para colocá-las no clima da festa. trata-se do site O Brasil Inteiro Joga.
CURIOSIDADES TECNOLÓGICAS
–Fotos e vídeos serão maiores nas olimpíadas e o tráfego de dados será quatro vezes maior que o de Londres em 2012
-A questão não é mais voz e, sim, a transmissão de fotografia e vídeo. O desafio em 2016 será muito maior.
-Uma dezena de aplicativos móveis começará a rodar durante o evento. A divulgação de resultados em tempo real, antes exigida apenas nas competições com transmissão de TV, será feita para todas as modalidades.
-Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 vai gastar 20% de seu orçamento total de R$ 7 bilhões na área de tecnologia.
-Serão utilizadas três tecnologias da empresa EMC: o Avamar (plataformas de proteção de dados), a EMC VNX (plataformas de armazenamento de dados) e o RecoverPoint (arquitetura inovadora que alia a replicação de longa distância à proteção contínua de dados baseada em dispositivos de propósito específico).
Siga-mos, na rota do fogo olímpico.
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal do Tecno Veste - 1ª Semana de Agosto | Tecnoveste
Pingback: Como saber os dias e horários dos esportes olímpicos - TecnoVeste