Muitas empresas estão vivenciando hoje o chamado colapso financeiro. Comércios fechados, diminuição do poder de compra e decretos limitando o funcionamento das lojas, é reflexo de uma iminente, senão evidente crise financeira, que poderá deixar longos prejuízos pela frente.
Diante disso, a figura do contador como forma de reestruturar e reduzir os impactos financeiros faz-se necessária para a manutenção e a permanência das empresas na sociedade. Muitos não sabem, mas existe um importante princípio na contabilidade que é o chamado Princípio da Continuidade, que diz que a entidade (empresa) continuará em operação no futuro e a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta essa circunstância.
Na prática, significa que o contador deve zelar para o pleno funcionamento de um negócio, empregando meios eficazes para a tomada de decisão, sempre buscando a continuidade e a melhor alternativa para contorno de objeções adversas, como a crise financeira, por exemplo.
Por isso, é fundamental o papel de um contador para reestruturar e elaborar um plano de ação em micro e pequenas empresas, inclusive as de grande porte, para a manutenção de suas atividades e redução dos impactos gerados pela pandemia. Isso se dá de algumas formas, veja as principais:
1 – Boas práticas contábeis: Significa empregar meios de avaliação, apuração e plano de ação voltados para salvar o negócio e o recuperar o prejuízo. Sabe-se que muitas empresas fecharam as suas portas, não apenas pelo fato de não estarem em funcionamento, mas por não possuírem uma reserva de emergência que lhes garanta liquidez para o pagamento de fornecedores, funcionários, contas e demais despesas administrativas. Nesse ponto, o contador auxilia na elaboração de um plano de contas voltado para situações adversas como a crise, por exemplo;
2 – Desenvolver o negócio com auxílio da tecnologia: Pode parecer que não, mas um contador é parte importante no processo de informatização e elaboração de procedimentos escriturais fiscais voltados para a redução de custos em uma empresa. Bons contadores, com o auxílio de uma equipe de Marketing/Comunicação, são capazes de gerar um plano de ação voltado para a comercialização de produtos/serviços de forma online, reduzindo custos que dependam de espaço físico, por exemplo;
3 – Gerar relatórios com as principais demonstrações contábeis: Alguns relatórios e declarações contábeis são importantes para mensurar a saúde financeira de uma empresa, como a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa), que são capazes de fornecer informações úteis para a tomada de decisão do negócio e assim, auxiliar o administrador na melhor direção do empreendimento.
Feitas essas considerações, cabe ressaltar aqui o papel multidisciplinar que o contador precisa ter em um ambiente volátil e repleto de transformações quase que simultâneas. Para isso, é fundamental compreender algumas áreas estratégicas, como noções de direito, tecnologia, comunicação, economia, marketing e gestão de processos, pois dessa forma, um contador estará mais preparado e capacitado para lidar com as questões postas frente ao mundo pós pandemia. Contudo, lapidar essas habilidades para o futuro são importantes, mas aqueles que já as possuírem têm grandes chances de conquistar uma posição de destaque na atualidade, visto que o mercado possui grandes oportunidades, principalmente na área financeira.