Parabéns a todos os nutricionistas, que lutam todos os dias para serem mais valorizados, para oferecer o melhor aos pacientes e sobretudo cumprir a missão de promover saúde e qualidade de vida. Entretanto, o dia de hoje me convidou a algumas reflexões.
Apesar de ser “quase” nutricionista ainda, vejo muitos profissionais que se omitem perante a importância da nossa profissão, não posso acreditar que anos de estudo serviram apenas para formular uma dieta padrão, imprimir diversas folhas e alterar um alimento ou as quantidades para “agilizar o processo e ganhar mais dinheiro, isso é Inaceitável (“dieta de gaveta”).
Vivemos na era em que o “corpo comprável” infelizmente sobrepõe a ideia de que adotar hábitos/estilo de vida saudáveis é o caminho sustentável a longo prazo, e “comprar” um corpo que daqui a 1 ou 6 meses estará perdido, parece, mas apenas parece, ser a solução para todos os problemas (aos olhos de nossos pacientes).
Nosso papel é instruir nossos pacientes a entender que as cápsulas milagrosas que eles tanto procuram não existem, e que a solução para a nossa saúde está bem embaixo do nosso nariz, mesmo que ocultamente .
Estamos sendo manipulados a todo tempo, o Sistema, nos obriga diretamente ou indiretamente a nos alimentarmos com oque ELES querem, e não com o que nos proporcionará Saúde de verdade (comida de verdade e não produtos alimentícios cheios de químicos).
Entretanto é hora de Parar e Repensar como as indústrias detém um Poder de Escolha gigantesco sobre nós, querendo insistentemente que a população esteja DOENTE (mesmo sem saber), porque afinal, se não estivermos doentes, não geramos receita para quem “Finge” querer nos ver saudáveis.
E como profissionais promotores de saúde, devemos refletir sobre essa problemática. E além disso, repassar esse tipo de informação aos nossos pacientes é essencial, com o intuito de expandir sua compreensão sobre tal assunto e abrir os seus olhos para uma realidade oculta.
Ainda há tempo para percebermos a imensa importância que nós Nutricionistas temos na sociedade, basta parar um minuto para refletir 💡⏳