A leitura não só nos livra da ignorância, mas torna-nos pessoas melhores. De fato, sim. Ler não é apenas agrupar palavras para formular uma frase e repetir o processo até a última folha de um livro. A leitura é um antídoto para a ignorância e explicarei o porque.
Segundo os profissionais da educação, quem tem o hábito de ler regularmente consegue obter um aproveitamento melhor em testes e exames, melhora o funcionamento do cérebro, retardando o envelhecimento cerebral, estimula a criatividade, aumento no vocabulário e escrita, desenvolve melhor o senso crítico, provoca empatia e vários benefícios além dos já mencionados.
Pessoas que têm o hábito de ler, conseguem se comunicar melhor e expor as suas razões de forma clara e objetiva. Do contrário, pessoas que não têm esse hábito, rapidamente se desviam dos assuntos que estão sendo tratados naquele momento. Por isso dizemos que a leitura melhora o funcionamento no cérebro, proporcionando sensação de vitalidade e autoconfiança.
Durante 24 horas por dias estamos em contato com seres humanos e, para isso, precisamos nos comunicar bem. Uma das formas mais eficazes de trabelhar esse processo de comunicação verbal e não verbal é por meio da leitura.
Curiosamente, o hábito de ler dois livros simultâneos ‘força’ nosso cérebro a estabelecer uma conexão entre o que está sendo ali tratado e consequentemente melhora nosso vocábulo e nossa capacidade de guardar fatos e situações relevantes.
No entanto, o hábito de ler não está sendo amplamente divulgado, haja vista a era tecnológica a que estamos imersos. Ainda assim, precisamos, por um momento, afastar o celular e ler de duas a três páginas por dia. Felizmente, existem ferramentas digitais para a leitura, sim. O Kindle, por exemplo, é uma excelente ferramenta para e leitura que pode ser transportado para vários lugares e consegue cumprir o papel tal qual de um livro físico. Vale a pena o investimento.
Investir em leitura é fantástico! A leitura nos transporta para uma dimensão confortante. Nos faz viajar, nos impulsiona a descobrir novas sensações. Ela nos torna seres críticos e objetivos, capazes de argumentar melhor e com mais assertividade. A leitura não só nos livra da ignorância, mas torna-nos pessoas melhores.