Muitas pessoas já passaram pela desastrosa experiência de querer ir a um determinado local pra se divertir e as vezes na entrada do estabelecimento já começa a encontrar obstáculos. Outras vezes o obstáculo está dentro do estabelecimento e aí você sente que nadou, nadou e morreu na praia. É o que sentem os que possuem algum tipo de limitação física.
Logo estarão sendo resolvidos esses problemas, até por que os próprios donos dos negócios passarão a verificar se existe alguma obstrução de acesso aos seus estabelecimentos comerciais, que impeçam que pessoas que possuam quaisquer dificuldades ou limitação no seu deslocamento dentro do seu negócio.
Foi exatamente em 2012 que Matt, visitando Londres, sentiu-se satisfeito em ter encontrado o quarto perfeito no hotel perfeito, para as suas limitações. Matt McCann, empreendedor irlandês, é cadeirante, e por passar por dificuldades de acessibilidade nos lugares que vai, resolveu criar uma startup chamada Access Earth, que podemos chamar, em português de Terra Acessível.
Acesse o site da startup clicando na imagem abaixo:
Ainda está apenas na sua plataforma on-line, um web site. Apesar dessa também limitação, o site já está mapeando países nos cinco continentes, inclusive o Brasil. A ideia é poder embarcar esse sistema em smartphones e aí poderia oferecer mais benefícios aos seus usuários ao poderem ter informações e interatividade com clientes e estabelecimentos. Imaginem programar uma viagem e no caminho poder encontrar estabelecimentos comerciais que se adaptaram às necessidades de cada usuário ou cliente, especificamente?
McCann, junto com seu sócio Ryan O’Neill, querem que o seu sistema seja uma espécie de Google Maps voltado especificamente para o público que possui limitações físicas de locomoção. Isso atenderia tanto os usuários cadeirantes, por exemplo, como os estabelecimentos, aos despertarem nos comerciantes o interesse em facilitar o acesso ao seu negócio a um público ainda não atendido. E isso não precisa se limitar a bares, restaurante e hotéis, existe uma vasta gama de negócios que podem se inserir nesta oportunidade, como: agências de propaganda, barbearias, cinemas, lojas e muitos outros. Podem-se incluir quaisquer tipos de limitação, os idosos também seriam beneficiados, aqueles que não conseguem muita habilidade ao andar.
“A acessibilidade afeta todos nós. Pode não ser você, mas talvez você tenha avós com problemas com degraus.” (Ryan O’Neill)
A Startup está participando de eventos no mundo, como o Imagine Cup promovido pela Microsoft em Seattle, Washington, e da Enactus World Cup em 2015 na África do Sul, além de estar negociando com o governo irlandês, na tentativa de obter o financiamento necessário para a sua expansão e estabelecimento no mercado mundial.
Comece por clicar no botão StartUsing Access Earth:
Em seguida é exibido o mapa mundi com indicativos numéricos do número de estabelecimentos cadastrados que oferecem aos seus usuários a possibilidade de interagir no sentido de promover melhor accessibilidade:
Como podemos ver, no Brasil somente dois estabelecimentos estão cadastrados:
Veja uma pequena demonstração do uso do aplicativo:
Bem, agora é por conta da gente. Vamos divulgar bastante pra incentivar essa iniciativa tão valorosa que é facilitar a acessibilidade a quem tem dificuldades de locomoção. É isso gente, vamos em frente!
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal do Tecno Veste - 4ª Semana de Março | Tecno Veste