Há quem diga que os dias de glória do R2D2 estão contados. Somente após o lançamento de “O Despertar da Força”, o novo filme de Starwars, é que teremos uma resposta definitiva, mas aparentemente o novo droid BB-8 está fazendo sucesso sem precedentes.
Na mitologia do Star Wars, o BB-8 surgiu como um “droid astromech” na Batalha de Endor e, inicialmente, pertencia a Poe Dameron, piloto da Resistência. Assim como R2 e TARS, ele opera um nave – a X-Wing T-70 – e se locomove de acordo com suas limitações físicas.
Seu formato de bola, muito mais propício para locomoção no deserto, lhe permite uma desenvoltura que dificilmente outra forma geométrica ou robótica teria. As cenas em que aparece no deserto do Planeta Jakku nos dão uma ideia de como ele funciona.
Na vida real, o BB-8 existe e foi fabricado pela empresa responsável pelo Sphero. Com os mesmos detalhes gráficos do filme e até com a cabeça móvel, ele funciona por meio de um aplicativo e replica com perfeição as características e expressões do personagem do filme. Sim, ele tem uma personalidade intercambiável.
Se você quiser comprá-lo, você pode desembolsar USD $ 150 e aguardar até o natal para receber o seu BB-8. Você pode controlá-lo através do smartphone or tablet; reconhece e reage à voz do seu controlador jedi; é capaz de gravar e demonstrar vídeos; e agir autonomamente explorando a galáxia ou o ambiente do seu escritório.
Carregado por uma entrada padrão micro USB, ele funciona em smartphones Android e Apple por meio de conexão bluetooth e funciona por até 1 hora sem precisar ser recarregado. Sua carapaça é feita de policarbonato e chega até a velocidade 6 km/h. Pesando apenas 200 gramas e com 11 centímetros de altura é o brinquedo ideal para sua festa de natal ou para decorar sua estante de action figures.