Tide Pod Challenge, como é mais conhecido, é o desafio que viralizou no início do ano de 2018 através das redes sociais. Tudo começou com uma sátira num website americano, em 2015, sobre como as cápsulas se parecem com doces. Mas recentemente, com os fenómenos de popularidade online dos desafios, tudo saiu do controlo. Por mais incrédula que seja a ideia, o desafio consiste em ingerir cápsulas de detergente, tratando-se portanto de uma situação com graves perigos para a saúde.
O YouTube, uma das principais formas de difusão do desafio, tem unido esforços para combater a questão, fazendo por remover todos os vídeos sobre o assunto. A esta luta juntou-se também a Amazon, uma vez que as críticas aos produtos da marca Tide eram também um espaço onde o desafio se estava a promover na secção de comentários. A empresa tem por isso tido o cuidado de remover todas as críticas que mencionem o desafio.
Mas, apesar dos esforços por parte do YouTube e Amazon, os casos de ingestão voluntária do detergente continuam a aumentar. A grande maioria da adesão ao desafio (que agora o YouTube considera ser uma violação das regras da comunidade, reservando-se o direito de eliminar todo o tipo de conteúdo que o sugira) é feita por adolescentes, cedendo às tendências de popularidade.
Contudo, os riscos podem ser bem graves, sendo que as cápsulas incluem substâncias tóxicas para o organismo. Só nos Estados Unidos, no mês de Janeiro de 2018 já foram registados mais de 80 casos de ingestão voluntária das cápsulas, e ao que se prevê, o fenómeno surreal tende a aumentar.
Apenas uma pequena quantidade ingerida é o suficiente para causar sintomas tais como náuseas e complicações intestinais e respiratórias, mas no pior dos casos pode mesmo ser fatal, pois contém substâncias venenosas. No caso da ocorrência, os procedimentos aconselhados são beber um copo de água ou leite e contactar imediatamente ajuda médica.