O Android é o sistema operacional utilizado em 80% dos smartphones do mundo. Variações da versão original foram criadas para telefones, smartwatches, fitness trackers, TVs, video- games e até carros. O Andy OS é um programa que te permite acessar os aplicativos do seu smartphone Android e o conteúdo do Google Play – a loja de aplicativos Android – direto no seu notebook ou desktop.
Graças ao investimento do renomado fundo de investimento 500 Startups (500 Mobile Collective) e outros – Edith Yeung, DeNA, China Rock Ventures, Weiming Angels, Cherubic Ventures, SEA Ventures -, o Andy estará disponível para Windows, Mac e na nuvem para que quiser utilizar suas versões mais simples e, ao custo, de USD 20 para usuários mais avançados. Além de notificações customizáveis como no seu celular, você pode utilizar seu telefone como controle remoto para jogos e aplicativos.
O objetivo do Andy é auxiliar o usuário para ter acesso a uma computação ubíqua mais leve e independente, para que possa continuar utilizando as aplicações do seu celular mesmo quando estiver em sua estação de trabalho, sem perda da qualidade da experiência. Lançado no segundo semestre de 2014, este sistema operacional já conta com 3 milhões de usuários ativos.
A ideia não é substituir o Chrome OS, mas ser uma alternativa mais robusta para que usuários ordinários e desenvolvedores tenham facilidade da transposição das suas aplicações de um aparelho para o outro. Além de tentar encontrar uma maneira de monetizar o produto, a startup ainda busca parceria com desenvolvedores e empresas que queiram desenvolver aplicações exclusivamente para o Andy OS.