Talvez você tenha ouvido falar dos registros do novo coronavírus em animais. Mas calma, eles não transmitem a doença para humanos!
Para entender a relação entre o novo coronavírus e os animais com quem mais convivemos, cientistas chineses injetaram uma solução super concentrada do novo coronavírus em animais domésticos (cachorros, gatos, furões, porcos, frangos e patos). O que eles descobriram foi que depois de alguns dias a maioria dos bichos não estava infectada, mas cachorros apresentavam um pouco de vírus, enquanto gatos e furões apresentavam bastante. Eles também testaram se os gatos passavam a doença para outros gatos trancando 3 gatos doentes com 3 gatos saudáveis, cada parzinho em uma gaiola e 1 dos gatos saudáveis foi infectado.
Agora, antes de qualquer coisa, você precisa saber que esse estudo é um preprint, ou seja, é um estudo que ainda não foi revisado por especialistas na área e portanto, está sujeito a erros. Outra crítica é que o número de animais estudado é bem pequeno – só 5 gatos foram infectados propositalmente e apenas 1 de 3 foi infectado pelo contato com outro gato. Além disso, nenhum animal vai ter contato naturalmente com tanto vírus quanto os desses estudos – mesmo que uma pessoa doente espirre na cara de um gato, não vai ter tanto vírus concentrado.
Mas apesar das muitas críticas, esse estudo indica que animais estão suscetíveis ao novo coronavírus, mas não existe evidência científica que eles possam transmiti-los para humanos.
Desde o início da crise do coronavírus foram encontrados 2 cachorros (na China) e 1 gato (na Bélgica) infectados com o novo coronavírus, sendo que todos foram infectados pelos donos que estavam doentes. Nessa semana, uma tigresa de um Zoológico dos Estados Unidos também foi testada positivamente para o novo coronavírus, tendo sido infectada por um tratador. Apenas o gato e a tigresa apresentaram sintomas leves (tosse, diarreia e dificuldade de respirar), mas não correm risco de vida.
Ao todo temos 3 casos de animais domésticos confirmados para o novo coronavírus. Enquanto isso, o Laboratório IDEXX, um dos mais conceituados grupos de diagnósticos veterinários no mundo, testou mais de 3500 animais (cachorros, gatos e cavalos) e nenhum apresentou o novo coronavírus. Isso coloca tudo em perspectiva, não é mesmo?
Mas por precaução, vale a pena seguir as mesmas precauções que temos entre pessoas:
- Se puder evite que o seu animal saia de casa
- Se não der, tente limitar a menos passeios
- Quando o animalzinho sair de casa, limpe as patinhas e pernas dele com água e sabão assim que voltar (nada de alcool gel ou água sanitária para não ferir a pele deles)
- Se você apresentar sintomas de covid-19 evite o contato com o animal – peça para alguém que está saudável cuidar dele
- Lave as mãos antes e depois do contato com os bichinhos – isso é válido sempre, não apenas em épocas de covid-19
E não se esqueça, os animais domésticos não transmitem a doença para humanos. Não deixe a ignorância e o medo justificarem o abandono. Cuide dos seus bichinhos!
Quer ler mais sobre o assunto? Confere nossos posts!