De acordo com a ANATEL, a tecnologia 4G já representa 50% do total de usuários de internet móvel do país, ou seja, 118 milhões de clientes. A tecnologia 4G começou a ser utilizada no país em 2013 e o 5G está previsto para chegar ao país em 2020.
No Brasil existem mais usuários com linhas pré-pagas do que com linhas pós-pagas, mas se observa a migração de um tipo de serviço para o outro, com a redução das linhas pré-pagas e o aumento das pós-pagas. Em junho de 2018, foram registradas 141.890.809 linhas pré-pagas, diminuição de 18.305.982 linhas em 12 meses. As linhas pós-pagas chegaram a 93.185.408 em junho, registrando um aumento de 11.257.750 linhas em 12 meses.
Divisão de usuários por banda de conexão
As linhas móveis de 4G são as mais utilizadas no país sendo 50% (118.226.718 linhas) do total, seguidas das de 3G com 31 % (72.166.311 linhas) e 2G com 12% (27.766.023 linhas). As linhas utilizadas em aplicações máquina-a-máquina (M2M) representam 7% (16.917.165 linhas) do total. Nos últimos 12 meses, apenas as tecnologias 4G (+46 %) e M2M (+23%) registraram crescimento.
São Paulo continua sendo o estado com o maior número de linhas móveis do país, com mais de 62 milhões de usuários; seguido por Minas Gerais com mais 22 milhões e Rio de Janeiro com mais 20 milhões.
Nos últimos 12 meses, o maior crescimento foi registrado no Amazonas com saldo de 147.424 linhas. Outros estados que apresentaram aumento foram: Espírito Santo com saldo de 45.889 linhas, Roraima 26.624 linhas e Amapá com saldo de 15.195 linhas. Todos os outros estados tiveram redução no número de linhas móveis.
As Telecoms
Em junho de 2018, a Vivo detinha 32% (mais de 75 milhões de clientes) do mercado de linhas móveis, seguida pela Claro, com 25% (com 59 milhões de clientes), Tim com 24 % (56 milhões de clientes) e Oi com 16 % (mais de 38 milhões de clientes).
A Nextel deteve 1,3% (3 milhões de usuários) do mercado; a Algar Telecom, 0,5% (mais de 1 milhão de usuários); a Porto Seguro, 0,2% (653 mil usuários); Datora, 0,10% (245 mil usuários); Sercomtel, 0,03% (65 mil usuários); e outras empresas detiveram 0,02% do mercado (52 mil usuários).