Ao preparar um jantar, por exemplo, há quem aposte todas as suas fichas nas entradas e pratos principais, esquecendo-se de que uma das etapas mais relevantes para o sucesso do menu está na sobremesa. Nas últimas garfadas de um “menu”, toda a percepção de quem está degustando é findada e auditada e, portanto, deve-se pensar na combinação perfeita entre todas as etapas do que será servido. Isto exige planejamento, uma dose de ousadia (para recriar clássicos, por exemplo) e dedicação. Visando isso, trouxe nesse artigo algumas releituras de sobremesas clássicas que podem te ajudar ao montar uma degustação.
1 – Crème Brûlée de Limão Siciliano: das mais famosas sobremesas francesas, normalmente leva apenas 4 ingredientes (creme de leite fresco, açúcar, ovos e baunilha), mas nessa receita iremos acrescentar o limão.
Ingredientes:
5 gemas de ovo
1/3 de xícara de chá de açúcar
350 ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de extrato de baunilha
Açúcar demerara para caramelizar
Raspas de 2 limões sicilianos
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 160 graus.
Aqueça todo o creme de leite com o extrato de baunilha (não deixe ferver).
Em um bowl, misture com um fouet o açúcar, as gemas e as rapas de limões.
A essa mistura acrescente aos poucos o creme de leite aquecido e mexendo sempre, para não “cozinhar” os ovos.
Transfira para ramequins e coloque os potes em uma travessa com água quente (não encher muito para a água não entrar no creme, o ideal é que seja até a metade do ramequin. Leva para assar em banho-maria por aproximadamente 40 minutos.
Deixe descansar por, pelo menos, 6 horas.
Na hora de servir coloque o açúcar demerara por cima de cada creme e use o maçarico para caramelizar.
2 – Musse de Chocolate com Baileys: Não há quem não se renda a uma boa musse de chocolate e, acrescido de Baileys, tem como não amar? O Baileys é um licor de origem irlandesa – na sua composição temos o creme de leite irlandês, whisky irlandês, cacau e baunilha.
Ingredientes:
1 lata de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo
3 claras de ovos
3 colheres de sopa de açúcar
60 ml de Baileys
Modo de preparo:
Aqueça a água em uma panela.
Em uma tigela de vidro acrescente o chocolate picado e o creme de leite. Leve a tigela até a água aquecida na panela, colocando-a por cima para cozinhar em banho-maria. Quando a mistura ficar homogênea, retire de cima da panela, acrescente o Baileys, misture novamente e reserve.
Em uma panela, aqueça as claras de ovos (sem deixar ferver) e mexendo sempre. Esse processo dura cerca de 3 minutos.
Transfira as claras para a batedeira e bata até que dobre de tamanho.
Misture levemente as claras ao creme de chocolate.
Coloque em taças e deixe na geladeira por algumas horas.
Para decorar a musse você pode usar raspas de chocolate ou avelãs picadas.
3 – Petit Gâteau de Doce de Leite: Quando vi essa receita pela primeira vez, nem acreditei de tão fácil. A receita é do chef Raul Lemos e, embora prática, fica perfeita. O Petit Gâteau clássico é um bolinho de chocolate que possui um recheio cremoso e é servido com uma bola de sorvete de creme ou baunilha.
Ingredientes:
1 ovo
2 gemas
600 g de doce de leite cremoso
2 e ½ colheres de farinha de trigo
Modo de preparo:
Numa batedeira bata 2 gemas e um ovo até dobrar de volume. Acrescente o doce de leite e bata mais um pouco. Quando a mistura ficar bem homogênea, retire-a da batedeira.
Acrescente aos poucos a farinha à mistura. Coloque um punhado de farinha e mexa. Coloque mais um pouco e mexa até acabar toda a farinha. Reserve.
Unte as forminhas e coloque a massa. Transfira as forminhas preenchidas para uma travessa retangular e para o forno pré-aquecido a 220 graus por 10 a 12 minutos.
Sirva quente! Pode acrescentar ao lado uma bola de sorvete ou calda de frutas de vermelhas.