Publicado na revista Você s/a em junho de 2017 (edição nº 229), o artigo “Aprenda mais rápido” não poderia ser mais atual.
Na verdade, a matéria foi um arauto para os tempos que atravessamos agora, especialmente, quando falamos sobre emprego ou empregabilidade.
A capa ainda anunciava que “mais de um terço das aptidões importantes”, à época, seriam inúteis, em até três anos e alertava: “aprender rápido é a habilidade que fará com que você sobreviva nesse cenário”.
Hoje, às vésperas de completar três anos de sua publicação e em meio a uma #quarentena prolongada, devido à necessidade de nos protegermos contra a contaminação por #coronavírus, a capacidade de aprender rápido e se reinventar, nunca, eu disse nunca, foi tão necessária e exigida para a manutenção de nossa empregabilidade, bem como para a manutenção dos empregos e também dos empreendedores.
Pare agora e reflita: o que você aprendeu de novo, nos últimos três anos, que te preparou para sofrer menos os impactos desta nova realidade?
Acredite, se esse tempo passou pra você, sem que tenha aprendido nada de novo, melhor correr atrás do prejuízo pois, quando tudo isso passar, NADA vai voltar ao normal.
Nós já estamos vivendo uma nova era! Já estamos vivenciando o novo normal. Mudou tudo!
A forma de se relacionar, de confraternizar, de interagir, de comprar…
Mudou também a forma de contratar, de trabalhar, de vender, de liderar, de encontrar e reter clientes…
E quem ousar resistir a essas mudanças, sofrerá mais.
Confira a seguir, algumas das dicas dos entrevistados para a matéria que, em tempo, poderão te ajudar a se sair melhor nesse momento turbulento, seja em seu emprego ou negócio atual, seja você empregado ou empregador.
Estude pelo menos 1 hora por dia (Busque #Conhecimento)
A dica é de Tallis Gomes, fundador do aplicativo EasyTaxi e da Singu, marketplace de serviços de bem-estar.
Além de usar a internet para estudar sozinho, conteúdos relacionados à sua área de atuação, Tallis também buscou criar uma rede de contatos com mentores que pudessem lhe indicar materiais, que ele pudesse consumir e adaptar à sua realidade.
Segundo o próprio Tallis,
saber aprender “é o ponto de partida para adquirir outras competências.”
Busque #Oportunidades (Foque em encontrar soluções)
Explorar as oportunidades que uma boa rede de contatos pode te oferecer, foi o que fez a arquiteta Andréa Paiva, quando convidada a falar sobre arquitetura para um grupo de executivos.
Apesar de familiarizada com tema, afinal, era formada nesta área, discursar para um público não familiarizado com as particularidades de sua profissão mostrou ser um desafio.
Qual a solução encontrada por Andréa?
Ela dedicou-se à pesquisa sobre como discursar para esse tipo de pessoa ou público.
O resultado foi tão surpreendente, que o professor que a convidou para a palestra, lhe convidou também, para escrever um capítulo para um livro.
Andréa escolheu então especializar-se neste tipo de abordagem, aprendendo a buscar conhecimentos e soluções sozinha, reconhecendo que
foi “preciso ter paciência, ouvir a opinião dos outros, aceitar críticas e correr atrás.”
E você, o quanto está disposto a passar por tudo isso?
Arrisque-se (Aprenda o suficiente e pratique mais)
Reconhecer que o conhecimento é algo dinâmico, que muda sempre, é importante para que você não fique pra trás.
Contudo, mais do que acumular conhecimento teórico, para que a vida dê certo, é preciso arriscar a própria pele, é preciso praticar.
Desta maneira, se você tem algum desejo de mudar de carreira, trabalhar numa área distinta, da em que trabalha hoje, apesar do contexto inseguro do momento que vivemos, pode ser essa a hora de arriscar.
“Não dá pra ficar esperando o conhecimento completo sobre alguma coisa para praticá-la. Só na prática você vê o que funciona ou não” –
diz Francisco Tortorelli.
Tentar sempre trará consigo, riscos envolvidos, mas é preciso.
Já tem ideia de como começar seu novo negócio? Comece a prospectar seus novos clientes.
Conheceu uma nova técnica para abordar clientes e fechar vendas? Ligue agora para o primeiro cliente que lhe vier à mente e aplique o que aprendeu.
Quanto mais rápido você errar, mais tempo terá para aplicar-se às correções de rumo.
Seja curioso(a)
Quem disse, há muito tempo, ‘que a curiosidade matou o gato’ já deve ter revisto esse conceito.
Atualmente a curiosidade é item indispensável ao profissional que deseja modificar sua forma de atuação, sua maneira de pensar e ampliar seus resultados.
Tentar coisas novas é um caminho importantíssimo para enxugar custos, simplificar processos e fazer mais com menos.
Giovanni Zaponni, viveu isso na pele. Em 2015, enquanto ainda estudava engenharia, Giovanni aceitou um estágio, em marketing, na startup BeeTech.
Apesar de completamente distinta de sua área de atuação, ele aceitou o desafio de inovar, na própria carreira, mantendo-se disciplinado numa rotina que começava bem cedo, pela manhã, com um tempo dedicado à leitura de assuntos gerais e que continuava, após o expediente de trabalho, em casa, com cursos on-line.
A perseverança de Giovanni lhe rendeu bons frutos. Em 2016, após propor para a BeeTech uma mudança na forma como trabalhavam até então, Giovanni viu as receitas da companhia crescerem 20% em duas semanas de implantação, o que lhe rendeu a promoção para diretor da área de marketing e sócio da companhia.
Todas essas experiências citadas até aqui, e os aprendizados trazidos com elas, nos provam que, apesar de urgente, o momento que atravessamos, de enfrentamento da pandemia causada pelo corona vírus, nos traz também espaço e oportunidades para aprendermos mais e tirarmos o melhor proveito desse aprendizado.
Fácil, não é! Mas que graça teria se fosse?
Portanto, com todo o nosso comprometimento, esforço e honestidade ao que é realmente importante para nós, no desenvolvimento e no uso de nossa capacidade de aprender mais rápido, poderemos sim nos reinventar, atravessar essa crise vitoriosos e obter, durante e após esse momento, resultados animadores.