MyGlass: loja de aplicativos e aplicativo para o telefone que acompanha o Google Glass.
É papel dos Exploradores do Glass criar aplicações que vão além do conceito produto-serviço e sejam plataforma por meio da qual os usuários se lancem às experiências do mundo real de maneira plena, consistente e suave. Por isso, do conceito ao design, passando pelo desenvolvimento, deve-se deixar o usuário livre aproveitar a experiência oferecida sem que ele precise se preocupar com a tecnologia necessária para isso.
Depois de passar por todos os processos para o desenvolvimento do seu aplicativo e antes de disponibilizá-la ao público, é preciso passar pelo processo de aprovação, que compreende-se em 3 ou 4 passos. O tempo necessário para que a equipe oficial do Google Glass avalie os aplicativos atualmente é de cerca de 3 semanas, mas tem diminuído conforme o programa de exploradores se amplia e novas pessoas são contratadas.
MyGlass Web – não confundir com MyGlass App – é o lugar ideal para que os usuários tenham acesso ao seu Glassware, seja ele construído sobre o Mirror API ou sobre o GDK – ver publicação sobre essas diferenças. Vale lembrar que, antes da publicação, os aplicativos serão testados por um time de especialistas para ter certeza que foram seguidas tanto as “práticas otimizadas” (best practices) como a lista de checagem pré-lançamento.
Primeiramente, deve-se verificar se o aplicativo atende todas as exigências do Google antes de preencher o formulário de inscrição e de fornecer detalhes sobre o seu projeto. De maneira adicional, é possível solicitar aumento na quota disponível de API e que ele não seja listado na loja oficial até uma data específica.
Quem preenche o formulário deve, além ser o responsável legal ou detentor dos direitos autorais da Glassware, estar apto a responder perguntas técnicas relacionadas à utilização do serviço. O email cadastrado do responsável será o meio oficial de contato e estará automaticamente incluído na mala direta (mailing list) oficial de desenvolvedores do Google Glass.
Assim como quem se inscreve no programa do Glass para se tornar um Explorador, aquele que submete sua aplicação para aprovação reconhece e concorda que tanto o Mirror API quanto o GDK estão em fase de testes e que mudanças frequentes ocorrerão. Ter consciência que o programa de exploradores do Glass está em fase beta, implica necessidade de os desenvolvedores estarem disponíveis para fazerem constantes atualizações para que a Glassware que produzirem continue ativa no MyGlass App.
Questões relacionadas à privacidade – como armazenamento dos dados e localizalição – dos usuários serão levantadas e espera-se que a Glassware respeite princípios éticos concernentes a segurança e vida privada dos usuários e mantenha-se alinhada a legislação americana e internacional sobre o assunto. Outro ponto importante é relacionado aos comandos de voz, uma vez que esses dependem da aprovação da equipe oficial do Glass para que tenham suas funcionalidades totalmente acessíveis.
Se a Glassware tiver alguma inconsistência, será enviado um relatório de gestão de problemas – no caso, uma Planilha (Google Spreadsheet) – com todos os pontos a serem consertados para que eles providenciem a publicação da sua aplicação. Toda vez que for lançada uma nova versão da Glassware ou for adicionada uma nova funcionalidade à aplicação existente, será necessário observar as exigências dessa planilha novamente.
Uma vez resolvidas essas pendências, a Glassware será enviada a uma banca de especialistas que farão um escrutínio minucioso em cada aspecto técnico da sua aplicação. Após essa revisão final, será perguntado se há uma data e hora específica que se quer que a Glassware seja publicada – o que favorece a integração do lançamento do produto com campanha de marketing planejada.
É interessante notar que no primeiro semestre de 2014 o número de aplicativos cresceu 80% e em apenas em junho de 2014 foram lançadas mais aplicações do que nos 5 meses anteriores juntos. A equipe de aprovação tem trabalhado a todo vapor e este é o momento ideal para se estabelecer no mercado de Glassware – ver post sobre o termo “Ok Glass”.
A Ferramenta de Fluxo de Design – FFD -, a ser lançada nas próximas semanas, foi pensada para auxiliar desenvolvedores e designers a criarem e compartilharem Glasswares consistentes do ponto de vista da experiência do usuário. Com a FFD é possível, mesmo antes de escrever a primeira linha de código, verificar a usabilidade do aplicativo e orientar os designers de aplicativos em fase anterior à revisão oficial do time do Glass.
Após passar por esse processo, a Glassware será publicado no MyGlass e, por meio dos mecanismos do site para os desenvolvedores, será possível saber detalhes acerca da adesão do público e obter opiniões dos usuários acerca das suas experiências com a aplicação criada. A contribuição do Mundo Através do Glass tem sido divulgar de maneira geral, a tecno veste, e, de maneira específica, o Google Glass, e discutir os porquês de essas tecnologias serem tão importantes o nosso futuro.
O que vocês acharam do processo de aprovação de aplicativos para o Glass?