Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de placa única e código aberto – ver post sobre Open-Source – parecida com o Raspberry Pi. Ela foi criada em Ivrea, uma cidade da Itália, em 2005, e serve para criação de projetos de pequena e grande escala que exijam a integração e a programação de itens eletrônicos.
Open-Source, ou Código Aberto, é uma iniciativa mantida pela Open Source Iniciative, que permite que arquivos e documentos possam ser livremente utilizados, modificados e compartilhados de acordo com o tipo de licença que os acompanha. Sendo assim, os projetos criados em Arduíno, geralmente seguem os mesmos princípios.
O Arduíno tem a aparência similar a da placa mãe do seu computador e é projetada com um microcontrolador – o mais comum é o Atmel AVR – com suporte de entrada/saída embutido, algumas linhas de I/O (entrada e saída) – ver post sobre o assunto – digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, uma linguagem de programação padrão bem simples – descendente do Wiring e do C/C++. Com o Arduíno é possível criar, com baixo custo, ferramentas acessíveis, flexíveis e fáceis de se usar tanto por amadores quanto por profissionais de todas as idades.
A capacidade e popularidade do Arduíno devem-se principalmente à possibilidade de conectá-lo a outros componentes eletrônicos como LEDs, termostados, motores. Dessa maneira, são utilizados como cérebro de maquinas e robôs criados pelos usuários.
Um computador hospedeiro é utilizado para programar a placa do Arduino e interagir com ela. Como a linguagem da plaquinha é bem simples ela funciona com quase todos os sistemas operacionais existentes: Max OS, Windows, Linux.
O Arduino tem várias versões como Arduino USB, Arduino MEGA, Arduino Fio, Lilypad Arduino, Arduino Nano, Arduino Mini, Arduino Serial, e pode ser integrado a protoboard e outros componentes que permitem maior complexidade aos projetos. Essa plataforma tem a capacidade de interagir com o ambiente à sua volta de acordo com as suas e a imaginação do seu programador.
Quer começar a mexer com esses site? Visite: arduino.cc; labdegaragem.com e crazytechlabs.com.br
Entenda as diferenças entre Arduino e Raspberry Pi:
Um Comentário
Pingback: Minimakers do Brasília FabLab | Tecno Veste