A formação acadêmica envolve várias etapas, desde a graduação até a pós. Estas etapas nem sempre são bem conhecidas por todos, e muitas vezes causam um pouco de dúvida.
Então vamos lá: você sabe quais são as etapas da formação acadêmica?
1. Graduação
A primeira etapa do processo é a escolha do curso de graduação, o que por si só já é extremamente complexo. Ao longo da graduação, cursamos muitas disciplinas, as quais são responsáveis pela nossa formação enquanto profissional. Carreiras acadêmicas estão normalmente associadas à cursos de bacharelado, que formam profissionais generalistas, com conhecimento nas bases da profissão. Estes cursos normalmente exigem um trabalho de conclusão, o TCC, o qual você desenvolve ao longo do curso e defende ao final dele.
2. Pós graduação
Uma vez bacharel, você já é profissional. Dai você tem a opção de cursar uma pós graduação profissional (lato sensu), que irá aprimorar a sua formação num sentido mais amplo, ou uma pós graduação acadêmica (stricto sensu), que irá te especializar em alguma área dentro da sua profissão.
2.1 Pós graudação lato sensu
Do latim, a expressão significa ‘em sentido amplo’, e se refere à cursos de especialização e MBA (“mestre em negócios”, em inglês). Tais cursos normalmente tem curta duração e não são necessariamente relacionados à área que você se formou bacharel.
A especialização dura normalmente dois anos e ao final do curso você precisa apresentar um TCC, assim como na graduação. Já o MBA é mais voltado para a área dos negócios, e ao final do curso o aluno deve apresentar uma monografia ou projeto que proponham soluções para o problema abordado.
2.2 Pós graduação stricto sensu
Significando “em sentido específico”, esse tipo de pós graduação é ideal para quem quer seguir carreira acadêmica. Ela envolve o mestrado, doutorado e pós doutorado, sendo os primeiros parte da formação acadêmica e o último considerado como um estágio acadêmico.
Durante o mestrado, que tem duração de dois anos, cursamos disciplinas relacionadas à área do conhecimento que estamos visando e desenvolvemos um projeto de pesquisa. Este é revisado por avaliadores especialistas daquela área, e somente então o mesmo é defendido numa defesa pública. Sendo aprovado, o grau de mestre é conferido ao aluno.
O doutorado, por sua vez, tem duração de quatro anos. No Brasil, na maioria das universidades é exigido que o aluno tenha concluído o mestrado para ingressar no curso de doutorado. Durante o curso, o aluno cursa algumas disciplinas relacionadas à area e desenvolve um projeto mais complexo que o de mestrado. Da mesma forma, ao final do curso o projeto é avaliado por pesquisadores especialistas e o aluno defende a sua tese. Somente após a aprovação da mesma o aluno se torna doutor.
Por fim, o pós doutorado não te confere nenhum tipo de título – o maior título adquirível é o de doutor. O pós doutorado, então, é um estágio acadêmico, onde o doutor pode desenvolver pesquisa, dar aula em universidade e se familiarizar com os procedimentos burocráticos de ser pesquisador e professor universitário no país.
Para quem quer seguir carreira acadêmica no Brasil, alcançar o título de doutor é essencial. Concursos públicos para professor universitário em sua grande maioria exigem a titulação, e quando não exigem, pontuam a mesma. Desta forma, a concorrência é desleal para aqueles que não chegam a adiquirir este título – embora na maioria das vezes a titulação não seja o único indicativo da qualidade do profissional.