Ter um grande número de seguidores ou inscritos no seu perfil em uma rede social não garante que você conseguirá viver do seu trabalho como criador de conteúdo digital, por isso muitas pessoas se voltam a sites como OnlyFans e Catarse – lugares onde é possível, respectivamente, receber pagamento direto do público por meio de inscrições mensais e financiamento coletivo . Percebendo uma tendência de mercado e um novo meio de aumentar sua receita – além dos Badges (Selos) -, o Instagram lançou um novo serviço para remunerar melhor quem produz conteúdo com regularidade: o Instagram Subscriptions.
Atualmente chamado em português de “Subscrições de Fãs do Instagram“, esse novo serviço permite que pessoas comuns apoiem os seus criadores de conteúdo favoritos por meio da assinatura mensal que lhes dá acesso a:
- subscriber badge*: ter seus comentários destacados em lives, comentários e conversas em grupo;
- conteúdo exclusivo: stories privados, posts especiais, lives exclusivas, reels especiais e vídeos secretos;
- grupo de conversas exclusivo: grupo geral com todos os inscritos, para concorrer com o Telegram e WhatsApp.
De acordo com os termos e condições, o Facebook/Meta é – obviamente – quem faz a intermediação das transações e dá o suporte tecnológico para que os conteúdos exclusivos sejam oferecidos ao público, garantindo ao criador de conteúdo o direito de permitir o bloquear o acesso de qualquer pessoa inscrita de acordo com a sua própria conveniência.
Para facilitar os pagamentos pelo fãs e o controle de cobranças pelo instagrammer, o ajuste financeiro é feito com os dados já cadastrados nas lojas de aplicativos para dispositivos Android – Google Play – e aparelhos da Apple – App Sore -, denominados pelo instagram como Fornecedores de Plataforma de Terceiros.
Do valor pago a quem cria o conteúdo, tanto a Meta quanto a loja de apps fica com uma porcentagem e pode ser que haja variação nessa no cálculo desse valor de acordo com a localidade do criador e a moeda em que o pagamento for feito.
Como se inscrever como assinante de um criador de conteúdo
Execute os seguintes passos para virar
fã pago do seus influenciador:
- Acede ao perfil do/a criador(a) no Instagram. (Se o perfil do/a criador(a) tiver um botão Subscrever, esse/a criador(a) tem as Subscrições ativadas.)
- Toca em Subscrever.
- Vais ver um ecrã com os detalhes dos preços e as vantagens do/a subscritor(a).
- Toca novamente em Subscrever.
- Segue as instruções que aparecem no teu ecrã.
Se você não conseguir ver a opção “Subscribe” no perfil é porque ela ainda não foi ativada pra ele/ela/elu.
Como
ativar as assinaturas do Instagram
Não há previsão de quando as assinaturas estarão disponíveis em larga escala nem qual é o critério de permissão ao serviço, mas o que se sabe é que , conforme o tempo for passando, o acesso ao serviço seja cada vez menos arbitrário e dependa de metas cada vez mais rigorosas. Lembre-se do caso de links externos (o arrasta pra cima), que só podiam ser usados por quem tinha mais de 10 mil seguidores, mas depois ficou disponível a todos, é possível que aconteça o mesmo com as Assinaturas do Instagram.
As Subscrições do Instagram serão oferecidas a diferentes faixas de preços mensais, que serão determinados pelo próprio criador de conteúdo, e o assinante poderá escolher se quer renová-las automaticamente ou não. A periodicidade disponível no momento é apenas mensal, mas pode ser que, no futuro, haja períodos mais longos para serem escolhidos, garantindo assim, muita maior estabilidade e segurança financeira para aqueles criadores que tiverem um trabalho consistente e com foco no longo prazo.
Este serviço ainda não está disponível em países como Cuba, Coreia do Norte, Irã Síria e Ucrânia, mas alguns influenciadores digitais brasileiros já tiveram as Assinaturas do Instagram disponibilizadas para os seus seguidores. Se a funcionalidade estiver ativa, ela aparecerá ao lado do botão “Seguir” no perfil do criador de conteúdo.
Como funciona
Quando você faz a assinatura de algum perfil os seguintes fatos acontecem:
- você tem acesso imediato ao conteúdo presente e passado do perfil;
- o valor é debitado automaticamente – sem direito a reembolso -; e
- se você se arrepender, mesmo cancelando um segundo após a compra, sua assinatura só será finalizada no mês seguinte.
Então, pense bem para quem você vai dar o seu dinheiro e que tipo de atitudes você estará apoiando com o seu “voto financeiro”. Como dizem meus amigos americanos: “Stop making stupid people famous!” (em português, “Não bata palma pra maluco!”).
Cancelamentos
O cancelamento das assinaturas por parte do público poderá ser feito de suas maneiras:
a) direto nas opções do perfil do criadores de conteúdo,
na opção “Subscrições”, que fica entre os botões “Seguir” e “Contato”; ou
b) na loja de aplicativos iOS ou Android, na parte de “Serviços e Inscrições”.
Em ambos os casos, para cancelar a sua assinatura, será preciso optar pelo cancelamento até 24 horas
antes do final do período da tua assinatura atual, evitando, assim, que ela seja renovada automaticamente.
Implicações Legais e Privacidade
Como já tem sido discutido por anos por advogados de Direito Digital, comentaristas das matérias do UOL e criadores de polêmica no Reddit, a rede social – no caso o Facebook – não se responsabiliza juridicamente pelo conteúdo publicado pelo criadores de conteúdo, nem tem controle editorial, muito menos responsabilidade pelos conteúdos postados privadamente nos grupos de assinatura. Então, se você se sente facilmente ofendido por algum tipo de conteúdo ou não quer ver algo, não se inscreva nos perfis que não estão de acordo com seus valores morais ou condutas cívicas.
Pessoas que tiverem suas contas bloqueadas e suspensas por violarem os Termos de Uso do Instagram ou, por iniciativa próprias, excluírem suas contas – obviamente – perderão o acesso aos conteúdo oferecidos pelo criador de conteúdo por meio das assinaturas. Por outro lado, se o criador de conteúdo, violar esses termos, ele pode sofrer sanções de suspensão, exclusão ou bloqueio e os assinantes não terão a quem reclamar, mesmo que os Termos de Uso sejam atualizados proibindo coisas que antigamente eram permitidas e vice-versa. #semdireitodereembolso
O Tiktok criou um fundo de reserva para criadores de conteúdo, mas apenas os influenciadores que estão entre os 1% mais populares tem acesso a esse dinheiro. O Kwai remunera generosamente por indicações de novos downloads do aplicativo e por volume de visualizações – além de facilitar o alcance de conteúdos de produtores que estão começando. O Youtube paga pelo AdSense, visualizações de vídeos, SuperChat e inscriões de apoiadores do Canal. E você ainda acha que vale a pena dedicar tanto tempo à produções no Instagram?
Como no caso do “roubo” dos Stories do Snapchat, o Instagram chega atrasado, começa com um serviço meia-boca, mas depois
se torna líder no oferecimento da tecnologia tanto para o público comum quanto para os criadores de conteúdo sérios. Será que no caso das Assinaturas do Instagram,
Mark Zuckerberg e
Adam Mosseri conseguiram liderar a empresa para tomar as decisões corretas – tanto mercadologicamente quanto tecnologicamente?
Eu espero que sim, porque – depois de ter uma conta antiga e cheia de fotos/vídeos excluída injustamente – estou mais ativa do que nunca em todas as redes sociais. Espero contar com o apoio de vocês me seguindo e comentando o que acha neste artigo!
.
*O selo de assinante de dará um destaque como um perfil verificado, mas apenas para o criador de conteúdo de quem você é fã e para os outros assinantes como você, além de te dar um destaque com um ícone de cor roxa em comentários de lives, fotos, vídeos e mensagens privadas (DM).
Compartilhe com um(a) amig@:
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Um Comentário
joaoteofilo.198@gmail.com
Olá excelente conteúdo! Você deseja ganhar 100 reais em apenas um dia? Então precisa aprender sobre uma nova fonte de renda que tem feito milhões de brasileiros saírem da crise! aqui está uma aula 100% online 100% gratuita onde você vai sair do absoluto e começar a lucrar ainda hoje com apenas um celular e uma conexão com a internet e consistência aplicando a risca tudo que for explicado na aula.
Aula 100% online 100% gratuita!
hotm.art/ResultadodePersistencia