Elevadores que respondem a comandos de voz, câmeras que notificam os gerentes de loja quando reabastecer as prateleiras e fluxos de vídeo que controlam tudo, desde filas de caixa registradora a disponibilidade de vagas de estacionamento
Esses são alguns dos milhões de cenários que se tornam possíveis graças a uma combinação de inteligência artificial e computação de ponta. Dispositivos de borda autônomos podem tirar proveito das ferramentas de IA para coisas como traduzir texto ou reconhecer imagens sem ter que acessar constantemente os recursos de computação em nuvem.
Em sua conferência digital, a Microsoft revelou a prévia pública do Azure Percept , uma plataforma de hardware e serviços que visa simplificar as maneiras pelas quais os clientes podem usar as tecnologias de IA do Azure no limite – incluindo o aproveitamento das ofertas de nuvem do Azure, como gerenciamento de dispositivos , Desenvolvimento e análise de modelo de IA.
Roanne Sones, vice-presidente corporativo do grupo de ponta e plataforma da Microsoft, disse que o objetivo da nova oferta é dar aos clientes um único sistema ponta a ponta, desde o hardware até os recursos de IA, que “simplesmente funcione” sem exigir um muito conhecimento técnico.
A plataforma Azure Percept inclui um kit de desenvolvimento com uma câmera inteligente, Azure Percept Vision. Há também uma experiência de “introdução” chamada Azure Percept Studio que orienta os clientes com ou sem muito conhecimento de codificação ou experiência por todo o ciclo de vida da IA, incluindo desenvolvimento, treinamento e implantação de ideias de prova de conceito.
Por exemplo, uma empresa pode desejar configurar um sistema para identificar automaticamente produtos irregulares em uma linha de produção para que os trabalhadores possam retirar esses itens antes do envio.
Azure Percept Vision e Azure Percept Audio, que vem separadamente do kit de desenvolvimento, se conectam aos serviços do Azure na nuvem e vêm com módulos de IA acelerados por hardware incorporados que permitem a fala e visão IA na borda ou durante os momentos em que o dispositivo não está t conectado à internet. Isso é útil para cenários em que o dispositivo precisa fazer cálculos ultra-rápidos sem perder tempo para se conectar à nuvem ou em locais onde nem sempre há conectividade confiável com a Internet, como no chão de fábrica ou em um local com irregularidades serviço.
Além de anunciar o hardware, a Microsoft diz que está trabalhando com fabricantes de silício e equipamentos terceirizados para construir um ecossistema de dispositivos inteligentes de ponta certificados para rodar na plataforma Azure Percept, disse Sones.
“Começamos com as duas cargas de trabalho de IA mais comuns, visão e voz, visão e som, e fornecemos esse plano para que os fabricantes possam ter o básico do que começamos”, disse ela. “Mas eles podem imaginá-lo em qualquer tipo de fator de forma responsável para cobrir um padrão do mundo.”
Tornando
a IA na borda mais acessível
O objetivo da plataforma Azure Percept é simplificar o processo de desenvolvimento, treinamento e implantação de soluções de IA de ponta, tornando mais fácil para mais clientes aproveitarem esses tipos de ofertas, de acordo com Moe Tanabian, vice-presidente da Microsoft e gerente geral de a borda do Azure e o grupo de dispositivos.
Por exemplo, as implementações mais bem-sucedidas de IA de ponta hoje requerem engenheiros para projetar e construir dispositivos, além de cientistas de dados para construir e treinar modelos de IA para rodar nesses dispositivos. Especialização em engenharia e ciência de dados geralmente são conjuntos exclusivos de habilidades, mantidos por diferentes grupos de pessoas altamente treinadas.
“Com o Azure Percept, quebramos essa barreira”, disse Tanabian. “Para muitos casos de uso, reduzimos significativamente a barreira técnica necessária para desenvolver soluções baseadas em IA de ponta, e os desenvolvedores cidadãos podem construí-las sem a necessidade de habilidades profundas de engenharia ou ciência de dados incorporadas.”
O hardware no kit de desenvolvimento Azure Percept também usa a arquitetura de estrutura de slot T 80/20 padrão da indústria, que a empresa diz que tornará mais fácil para os clientes testar ideias de prova de conceito em qualquer lugar, de lojas de varejo a pisos de fábrica, usando sistemas industriais existentes infraestrutura, antes de expandir para uma produção mais ampla com dispositivos certificados.
Conforme os clientes trabalham em suas ideias de prova de conceito com o kit de desenvolvimento Azure Percept, eles terão acesso aos modelos de serviços cognitivos de IA do Azure e de aprendizado de máquina do Azure , bem como modelos de IA disponíveis na comunidade de código aberto que foram projetados para serem executados na borda.
Além disso, os dispositivos Azure Percept se conectam automaticamente ao Hub IoT do Azure , o que ajuda a habilitar a comunicação confiável com proteções de segurança entre a Internet das Coisas, ou IoT, os dispositivos e a nuvem. Os clientes também podem integrar soluções baseadas no Azure Percept com processos de aprendizado de máquina do Azure que combinam ciência de dados e operações de TI para ajudar as empresas a desenvolver modelos de aprendizado de máquina com mais rapidez.
Nos próximos meses, a Microsoft pretende expandir o número de dispositivos Azure Percept certificados por terceiros, de modo que qualquer pessoa que criar e treinar uma solução de IA de ponta de prova de conceito com o kit de desenvolvimento Azure Percept será capaz de implantá-la com um dispositivo certificado do mercado, de acordo com Christa St. Pierre, gerente de produto do grupo de plataforma e borda Azure da Microsoft.
“Qualquer pessoa que constrói um protótipo usando um de nossos kits de desenvolvimento, se comprar um dispositivo certificado, não precisará fazer nenhum trabalho adicional”, disse ela.
Segurança e responsabilidade
Como o Azure Percept é executado no Azure, ele inclui as proteções de segurança já incorporadas à plataforma Azure, afirma a empresa.
A Microsoft também diz que todos os componentes da plataforma Azure Percept, do kit de desenvolvimento e serviços aos modelos de IA do Azure, passaram pelo processo de avaliação interna da Microsoft para operar de acordo com os princípios de IA responsáveis da Microsoft : justiça, confiabilidade e proteção, privacidade e segurança , inclusão, transparência e responsabilidade.
A equipe do Azure Percept está atualmente trabalhando com clientes selecionados para entender suas preocupações em torno do desenvolvimento e implantação responsáveis de IA em dispositivos de borda, e a equipe irá fornecer a eles documentação e acesso a kits de ferramentas como Fairlearn e InterpretML para suas próprias implementações de IA responsáveis .
Em última análise, disse Sones, a Microsoft espera permitir o desenvolvimento de um ecossistema de dispositivos inteligentes de ponta que possam aproveitar os serviços do Azure, da mesma forma que o sistema operacional Windows ajudou a habilitar o mercado de computadores pessoais.
“Somos uma empresa de plataforma em nosso núcleo. Se realmente vamos chegar a uma escala em que bilhões de dispositivos existentes no limite se conectem ao Azure, não haverá uma nuvem em hiperescala que resolverá tudo isso por meio de seu portfólio de dispositivos primários ”, disse ela . “É por isso que o fizemos de uma forma centrada no ecossistema.”