BB-8 o droid bolinha do filme “Star Wars: O Despertar da Força”, um brinquedo, um gadget, ainda meio salgadinho, mas divertido e interativo.
Gadget é uma palavra originada, possivelmente, do francês gachette, peças mecânicas variadas. Geralmente, designa um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano. São comumente chamados de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis.
Sphero é um robô esférico, um brinquedo desenhado pela, anteriormente chamada Orbotix, e atualmente tem o mesmo nome do seu principal produto: Sphero. Sphero é uma esfera branca feita em plástico policarbonato, capaz de rolar em todas as direções e sobre sí mesmo, controlada por um smartphone ou tablet. Existem duas versões do Sphero (1.0 e 2.0).
E à partir do Sphero, a empresa disponibiliza três subprodutos:
O BB-8 o robô baseado no droid de Star Wars: The Force Awakens.
Um outro brinquedo cilíndrico chamado Ollie.
E o SPRK, um elemento essencial para acadêmicos por seu design transparente.
Sphero é uma esfera branca que pesa 0,37 libras (170 g). O processador na placa é um MHz 75 ARM Cortex M4. Ela tem dois 350 mAh LiPo baterias, e também um acelerômetro e um giroscópio . Bluetooth é usado para comunicação e para o poder de carregamento indutivo. Mecanicamente, os inventores comparam a mecânica no interior da bola como um veículo eléctrico de duas rodas.
Só pra deixar você babando, veja o que o robozinho do Star Wars, o BB-, pode fazer:
- Ele pode rolar por toda a sua casa ou escritório sem colidir;
- Sem uso pode ficar no carregadore sua cabecinha fica girando;
- Funciona como um guarda, mapeando o ambiente para fazer patrulhas;
- Pode-se gravar mensagens que serão reproduzidas pelo aplicativo de odo holográfico através de realidade aumentada;
- O carregador alimenta o robozinho através de indução;
Obs: no carregamento por indução, a energia é transmitida por aproximação, usando o princípio da indução eletromagnética, cuja característica é a criação de corrente elétrica por meio de campos magnéticos. Nos gadgets que suportam esse recurso, há uma bobina sensível a esse campo, criado pela estação de carregamento (o indutor). Dessa forma, ao aproximar o aparelho do carregador, o campo cria uma corrente na bobina, que está ligada diretamente à bateria, carregando-a. Para que o sistema funcione, portanto, o dispositivo deve estar equipado com a bobina e outros elementos de hardware que garantam a transferência de energia do campo magnético para a bateria.
Vamos brincar e nos divertir muito com esses brinquedinhos robozinhos…
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal do Tecno Veste - 2ª Semana de Setembro | Tecnoveste