A ginástica laboral é uma das principais metodologias no combate à má postura corporal e a fadiga originada por esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho. No home Office as principais áreas de combate são sintomas depressivos e ansiedade, como consequência da falta de convívio e rotina, causados pelo isolamento social.
O trabalho ininterrupto, seja ele em casa ou na empresa, gera diversas consequências físicas e emocionais ao empregado. Assim, para manter um bom ambiente de trabalho ou home office, reduzindo o número de afastamento por problemas de saúde, as empresas devem proporcionar momentos de relaxamento e atividade físicas aos funcionários, através da Ginástica Laboral. Trata-se de uma série de exercícios praticados no local de trabalho, com o objetivo de proporcionar boas condições físicas e emocionais à equipe.
Existem dois tipos de Ginástica Laboral: a Preparatória, que é realizada antes ou nas primeiras horas de serviço, composta por alongamentos, aumentando a circulação sanguínea, a viscosidade e lubrificação das articulações e tendões; e a Compensatória, realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa, e é praticada para diminuir a fadiga e prevenir doenças ocupacionais crônicas. Ambas podem ser realizadas no contexto do home office.
Os benefícios da adoção da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional ou home office, são:
– Prevenção de Doenças Laborais;
– Redução do sedentarismo;
– Melhora do Condicionamento Físico;
– Redução a fadiga;
– Combate a má postura
– Melhora a autoestima;
– Aumento da produtividade;
– Diminuição dos afastamentos médicos;
– Melhoria da relação interpessoal entre os prestadores de serviço.