Bing é o segundo mecanismo de busca mais popular da internet, com menos de 1% de todas as buscas da internet. Operado pela Microsoft, o serviço é remanescente do MSN Search, que posteriormente se transformou em Windows Live Search e, então, Live Search antes do nome atual.
Seu codinome interno antes do lançamento era “kumo” (くも), que em japonês significa , aranha (蜘蛛) – referência ao robozinho que rasteja pela web para encontrar as informações -, mas que também representa a palavra nuvem (雲) – o fato de não estar em um lugar físico, mas na internet. A escolha do nome Bing tem a ver com a simplicidade de pronúncia e de escrita e ao som relacionado a quando se tem uma ideia no idioma inglês – Bingo!.
Desenvolvido em ASP.NET, a plataforma de desenvolvimento de para o desenvolvimento de aplicações Web da Microsoft, sucessora da ASP e que utiliza a linguagem de programação .NET. Apesar de não ser uma linguagem de programação como PHP, nem um servidor web como Apache, é um framework confiável para desenvolvimento.
Lançado em 2009 por Steve Ballmer – após a junção com o Yahoo! Search, que permaneceu obrigatória até 2015 -; em 2011, teve uma nova indexação programada à sua infraestrutura de busca; em 2012, foram adicionadas funções integradas às redes sociais, em especial o Facebook; em 2013, a Apple passou a usar, a partir do iOS 7, os resultados de busca do Bing em detrimento dos do Google.
Os grandes diferenciais do Bing diante do Google é a maneira como as imagens do Street View são apresentadas e os interesses do Bing, que são personalizações das notícias, ações e clima local relevantes para cada tipo de usuário. Por ser um serviço baseado em algoritmos, o Bing não controla a operação ou o design dos sites indexados e não tem nenhum controle direto sobre o que os sites indexados publicam.
Como um mecanismo de pesquisa, o Bing organiza as pesquisar por relevância e utiliza a conta da microsoft do usuário para fazer a personalização dos resultados. O crawler do Bing rastreia a Web para criar um índice de páginas novas e atualizadas (ou URLs) para exibição como um conjunto de resultados de pesquisa relevantes a uma pesquisa ou ação iniciada pelo usuário, cujos conteúdos podem fazer referência a ou conter vários recursos e conteúdo online, inclusive sites, imagens, vídeos, documentos e outros itens.
Para combater SPAM e Fake News, o Bing remove certos resultados de pesquisa e ajusta seus algoritmos para priorizar páginas mais úteis e relevantes nos resultados de pesquisa. Ocasionalmente, as páginas disponíveis publicamente contêm informações pessoais confidenciais postadas sem o consentimento do indivíduo identificado, que também são removidas ou ocultadas dos resultados. Para relatar fotos e vídeos, ou outras informações nos resultados de pesquisa ou nos Mapas do Bing, você pode utilizar este formulário.
Assim como o Google – empresa embarcada pelo Alphabet em 2015 -, o Bing tem uma série de serviços relacionados à pesquisa na web, como Bing Vídeos, Bing Translator, Image Search, Notícias (Instant Answers) e cria funcionalidades para facilitar a vida do usuários como calculadora integrada, pesquisa de voos em companhias aéreas, visão bilíngue simultânea de páginas da web e coisas do tipo, que são proporcionadas pelas tecnologias produzidos pela Microsoft Research.
A partir do Windows 8.1, Bing “Smart Search” foi integrado ao sistema operacional da Microsoft e passou a oferecer um serviço de pesquisa predictiva, o Hero Search, que tem o objetivo de utilizar o campo axiomático da pesquisa para sugerir tópicos de interesse do usuário, oferecendo não somente o que foi perguntado, mas também possíveis alternativas aos itens de interesse subsequente.
Esses esforços para oferecer respostas inteligentes às solicitações dos usuários culminaram na criação da Cortana. Inicialmente na Conferencia para Desenvolvedores da Microsoft BUILD de 2013, esse assistente pessoal teve seu nome inspirado no jogo de tiros em primeira pessoa Halo e utilizando a voz da atriz Jennifer Lee Taylor. Principal competidora do Amazon Echo e da Siri da Apple, utiliza-se de inteligencia artificial para estabelecer um contato sonoro com o usuário tentando utilizar, ao invés de linguagem de programação, discurso natural e responder a perguntas orais por meio dos mecanismos de busca do Bing.
Por meio de active listening, a Cortana é capaz de escutar o ambiente para reconhecer e armazenas os gostos do usuário para poder oferecer-lhe melhores serviços e comodidades como sugestões de novas músicas, mudanças de alarmes, anúncio da previsão do tempo, sugestões de restaurantes.
Anunciantes que querem localizar usuários da internet que não utilizam o Google, podem procurar o Bing Ads para definir estratégias de marketing de busca: https: //advertise.bingads.microsoft.com/pt-br. Programadores (Developers, developers, developers!) que querem desenvolver aplicações em cima dos resultados do Bing podem utilizar o seguinte link: http://www.bing.com/developers/createapp.aspx