A idéia por trás de uma imagem bitmap é construir a imagem através da junção de uma série de blocos retangulares menores de uma única cor. Se você está longe o suficiente da imagem, o olho / cérebro é enganado em ver a imagem como uma entidade suave.Cada bloco quadrado ou retangular de cor na imagem é chamado de “pixels” (abreviação de “picture element”).
Resolução: Quanto mais pixels usados para produzir uma imagem mais a imagem pode ser detalhada, ou seja, quanto maior a sua resolução mais necessidade de pixels para compor a imagem. Por exemplo, uma câmara digital 10 Megapixels faz uso de mais de 10 milhões de pixels por imagem oferecendo, assim, uma fotografia de alta qualidade fotográfica. Por outro lado, num telefone celular que tem uma câmera de 2 megapixels consegue-se uma imagem ‘ok’, mas não de alta qualidade. Se você olhar muito de perto ou ampliar a imagem demais você começará a ver os pixels individuais. Isso é chamado de “pixelation”. É causada por exibir um bitmap ou uma seção de um bitmap em um tamanho tão grande que os pixels individuais, pequenos elementos coloridos de um único visor quadrado que compõem o bitmap, são visíveis.
Um pixel pode ter apenas uma cor, em qualquer momento dado, mas cada pixel é endereçável. Isso significa que sua cor pode ser rapidamente alterada sob controle do computador. Esta atualização rápida é porque no vídeo é possível uma imagem bitmap nova substituir a anterior, pelo menos 25 vezes por segundo.
A cor dentro de um pixel é normalmente representada por 3 bytes, um byte para cada uma das três cores primárias vermelho, verde e azul. Um esquema de oito bits permite 256 diferentes níveis de cada cor primária e assim por 256 x 256 x 256 = 16 milhões de cores são possíveis dentro de cada pixel.
Um arquivo de bitmap pode ser muito grande, dependendo do número de pixels utilizados. Por exemplo uma imagem 1000px x 1000px não comprimido será de pelo menos 3 Megabytes (para 3 bytes por pixel). Isso significa mais espaço de armazenamento em disco e os tempos de carregamento mais lento. Uma imagem muitas vezes tem áreas de cor quase comum e assim que esta presta-se a alguns métodos de compactação de arquivos inteligentes. Um bom método de compressão de ficheiros vai se a procura de tais padrões dentro da imagem, a fim de ‘codificar’ as informações de forma mais eficiente. Outra abordagem para reduzir o tamanho do arquivo é desconsiderar algumas informações de pixel à custa de menor qualidade. Arquivos JPEG usam o método de compactação com perda.
Resumindo uma descrição de uma imagem bitmap poderíamos informar o seguinte: os bitmaps são feitos de pixels individuais; Cada pixel é uma unidade endereçável que permite mudanças sutis a serem feitas na imagem; Os bitmaps podem ser comprimidas para reduzir o tamanho do arquivo, embora isto possa resultar em perda de qualidade ou detalhe; “ Pixelation” ocorre quando a imagem é ampliada; Bitmaps têm um monte de espaço de armazenamento por conta das informações que precisam ser armazenadas para cada pixel; imagens bitmap grandes podem levar um longo tempo para abrirem ou darem carga;
Um Comentário
Pingback: RGB e Imagens da internet | Tecno Veste
Pingback: Resumo Semanal do Tecno Veste – 3ª Semana de Março. | Tecno Veste
Anônimo
Muito bem, esclarecido