Os anos 1990 foram primordiais para a formação da internet. No fechamento da década, nomes como Jorn Barger, Peter Merholz e Evan Williams ajudaram a forjar e a popularizar o termo o blog, que vem da junção das palavras inglesas “web” e “log”,
significando respectivamente a rede de computadores ligados à internet e a diário de bordo.
Assim como muitas invenções digitais, o formato “blog” já existia mesmo antes de ter uma nomenclatura só pra ele. Desde os primórdios da internet, havia vários formatos de comunidades digitais – como o
Fórum, Bulletim Board System (BBS), Usenet, GEnie, BiX, WebEx, Compuserve – que eram utilizados por programadores, hackers e usuários comuns da net para registrar suas atividades.
Atualmente, blog se refere a um diários pessoal online, onde as pessoas registram informações de maneira recorrente das suas vidas pessoais ou negócios. A popularização de um serviços gratuito de blog
criado por Evan – citado a cima – o Blogger– posteriormente comprado pela Google -, ajudou a impulsionar a adoção dos blogs pelas massas.
Outro salto importantíssimo na popularização e na profissionalização dos blogs foi o b2/cafelog e o WordPress. Escrito em PHP por Michel Valdrighi o b2 preparou o terreno – que
naquela época era só mato – para o surgimento do Worpress em 2003, criação de Matt Mullenweg, Ryan Boren, Mike Little e Christine Selleck, que juntava o que havia de melhor no b2evolution e deixava o seu código aberto para outros programadores poderem contribuir.
A
grande vantagem do WordPress – que atualmente tem 60 milhões de sites e cerca de 30% dos sites mais relevantes da web – para as opções anteriores é que permite a alta customização do front end (aparência do site) e edição de funções administrativas voltadas para a produção de conteúdo mais profissional. Empresas de jornalismo e de marketing passaram a utilizar a plataforma para gerenciar o trabalho de seus funcionários e o grande volume de dados que produzem.
Uma nova era
Com o surgimento das redes sociais – como Facebook, Orkut, Youtube, MySpace, Instagram, TikTok etc -, as pessoas mais destacadas em cada uma delas – os chamados influenciadores digitais – sentiram a necessidade de criar um meio independente e uma forma mais longa
de comunicarem suas mensagens, passar agenda de eventos e registrar suas opiniões. Assim, surgiu a blogosfera, a sociedade digital de blogueiros.
Atualmente, há milhões de blogs que escrevem sobre os mais diversos assuntos e uma infinidade de formatos que inclui vídeos, podcasts e fotos, além dos tradicionais e tão importantes textos que caracterizam essa forma
de mídia digital. Para o Portal Tecnoveste e seus contribuidores, ter um blog é de suma importância para manter suas publicações atualizadas e com relevância regional, por isso, há anos, temos publicado no nosso blog no Correio Braziliense – com foco na região do Distrito Federal – e estamos preparando outros blogs centrados em outras regiões do Brasil.
Um Comentário
Pingback: Como colocar músicas na bio do perfil do Instagram | Tecnoveste