O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, cujo principal objetivo é o financiamento de longo prazo e investimento em diversos segmentos para desenvolver, modernizar e expandir a economia do Brasil.
BNDES Garagem é uma iniciativa de apoio às startups que possui duas vertentes:
- o Programa BNDES Garagem de Desenvolvimento de Startups; e
- o Centro de Inovação e Empreendedorismo no Rio de Janeiro.
Com BNDES Garagem, o BNDES usa sua capacidade de articulação e conexão com clientes, investidas e investidores para auxiliar as startups, ajudando negócios nascente a se conectarem com potenciais clientes e investidores, fornecer os serviços necessários para seu crescimento e fomentar a criação de novos negócios inovadores.
O Programa BNDES Garagem possui dois módulos: um de criação de startups, que será composto por grupos de empreendedores que estão em estágio mais inicial e buscarão validar suas ideias e desenvolver o MVP (Minimum Viable Product); e outro módulo de aceleração de startups, que será integrado por empresas já estabelecidas, com produto já lançado no mercado e que buscarão acelerar seu crescimento.
Terão prioridade aquelas startups que apresentem soluções nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Soluções Financeiras, Economia Criativa, Meio Ambiente e que usem a tecnologia Blockchain e de Internet das Coisas (aplicada a Cidades Inteligentes, Rural e Indústria).
O Centro de Inovação e Empreendedorismo, que será inaugurado em novembro de 2019, contará com programas de desenvolvimento de Startups do BNDES, de outras empresas e também de aceleradoras independentes. Além disso, o centro terá espaço de coworking para startups maduras com alto potencial de crescimento, laboratórios e áreas de inovação de grandes empresas, universidades e escolas negócio, makerspace, gestores de fundos de investimento, big techs, dentre outros players relevantes no ecossistema, tal como ocorre no Station F, maior campus de Startups do mundo, localizado na França.
A proposta é conectar todo o ecossistema debaixo do mesmo teto e ter em um único lugar tudo o que a Startup precisa para se desenvolver. Está previsto, para o próximo ano, um novo ciclo do Programa BNDES Garagem com lançamento de nova chamada pública para contratar Aceleradora, o qual será executado no Centro de Inovação e Empreendedorismo que se encontra em estruturação.
Com o intuito de dar o primeiro passo para essa nova forma de atuação, o BNDES lançou edital de chamada pública para contratar a aceleradora que executará o programa BNDES Garagem de Desenvolvimento de Startups. Em seu primeiro ciclo o programa será executado em espaço de coworking já existente e que será trazido pela aceleradora em sua proposta. A chamada para startups será realizada em conjunto com aceleradora em novembro de 2018.
As propostas recebidas pelo BNDES foram avaliadas de acordo com critérios relacionados no Edital, tais como qualidade da equipe, qualidade da proposta e custos.
A Equipe do BNDES analisou as 18 propostas recebidas, seguindo as regras estabelecidas no Edital, e selecionou 6 propostas para a segunda fase, as quais se encontram listadas abaixo em ordem alfabética:
- Darwin
- Grupo Inova55 (21212, Casulo Brasil, Endeavor, C.E.S.A.R., EloGroup, Oito, Oi Futuro e Sai do Papel)
- Ions Innovation
- Kyvo
- Tropos e Techmall
- Wayra e Liga Ventures
A proposta classificada em primeiro lugar será encaminhada para análise jurídica e cadastral.
Caso sejam constatadas, durante a fase de análise, modificações prejudiciais aos interesses do Sistema BNDES em relação à proposta apresentada ao disposto no Edital ou, ainda, a não conformidade de alguma documentação exigida, poderá haver a desclassificação do vencedor. No caso de desclassificação do primeiro colocado, poderá ser convocado o próximo classificado do certame, até o limite do terceiro colocado.
Caso, após a fase de negociação do contrato e análise jurídica, não haja qualquer fato que o Sistema BNDES considere desabonador, a contratação da Aceleradora será submetida à apreciação da Diretoria da BNDESPAR.
Confira os resultados e aguarde o edital de 2019: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/onde-atuamos/inovacao/bndes-garagem