Há um ano, a Awari, plataforma de ensino e desenvolvimento de carreira, e a NTT DATA Corporation, consultoria de serviços de tecnologia da informação com sede em Tóquio, no Japão, são parceiras na formação e contratação de profissionais em tecnologia e design. Em 2021, a multinacional japonesa contratou profissionais formados no curso de UX/UI Design da Awari.
UI ou User interface design significa “design de interface de usuário”. Diferencia-se de UX porque o UX ou User Experience (experiência do usuário) é como ele vai interagir com determinado produto ou solução, ou seja envolve usabilidade, acessibilidade e o quão agradável é a relação entre o usuário e seu produto.
O UI tende mais para o lado emocional e criativo, se assemelhando com o design gráfico (como a tipografia, as cores e o layout) ou seja, o modo de disposição e arranjo de elementos gráficos num espaço; enquanto UX é algo mais racional como wireframes (versões simplificadas de protótipos), cenários de uso, formato de persona do usuário.
Neste ano, a parceria gerou a criação do do Programa de Bolsas em UX/UI Design, que garante bolsas de estudo, 100% gratuitas, para profissionais que desejam se capacitar em UX. Ao todo a NTT irá investir em 30 bolsistas e ao final, ainda abrirá 15 vagas para possível contratação desses alunos na empresa.
Como parte de uma série de projetos de transformação social por meio da inclusão e diversidade, parte das bolsas serão destinadas exclusivamente a mulheres, pessoas negras e à comunidade LGBTQIA+ e os interessados podem se inscrever no site do programa. Ao todo, 30 alunos serão selecionados parar integrar a turma de bolsistas do curso de UX/UI design. A capacitação será iniciada no final de março com duração de três meses, contando com duas aulas semanais no período da noite.
Durante o curso, a Awari realizará aulas ao vivo e conduzirá processos de mentoria em grupo. Em complemento, os alunos irão construir um projeto prático de UX. Apesar de 30 pessoas serem selecionadas para a formação, todos os inscritos no processo seletivo pelo site, terão acesso livre a um minicurso preparatório de UX da Awari. É composto por três aulas gravadas com atividades, sendo que, conclui-lo é uma das etapas do processo de seleção do programa.
Além disso, haverá também uma fase de entrevista com profissionais da Awari e o envio de uma breve apresentação em vídeo do candidato para a NTT DATA até a escolha dos 30 bolsistas.
Oportunidades de emprego
Ao finalizarem o curso de UX/UI do programa, além de ganharem um certificado validado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), os 30 bolsistas poderão participar do processo seletivo da NTT DATA para vaga de UX Designer na empresa. “A parceria da NTT e Awari já vem se consolidando há algum tempo, desde profissionais da NTT, que são mentores nos programas de formação, até a contratação de profissionais de qualidade que se formaram
na edtech.
A parceria soma a qualidade consultiva da NTT DATA e a formação de profissionais com excelência da Awari. Temos como objetivo consolidar cada vez mais, e se tornar uma empresa não só empregadora, mas também formadora, para isto, precisamos de parceiros que sejam especializados em formação. Temos muitos projetos como estes em plano de execução, principalmente com pilares de diversidade e oportunidade para iniciantes.”, afirmou Andrés Amoedo, Líder de UX Banking na NTT DATA.
Critérios de seleção do programa
Para participar do processo seletivo do curso de UX design da Awari, com bolsas concedidas pela NTT Data, os interessados precisam ter 18 anos ou mais no momento da inscrição, residir no Brasil, possuir o ensino médio completo e domínio fluente da língua portuguesa. Além
disso, será necessário contar com um computador com acesso à internet de maneira estável, para que possa participar das aulas ao vivo. Será preciso também ser aprovado nos processos seletivos da Awari, incluindo avaliações dos consultores de carreira da empresa. Por fim, e o mais importante, os interessados precisam estar realmente em busca de uma oportunidade profissional em UX designer.