Google recebe até 9 de junho inscrição de estudantes de pós-graduação interessados em vagas no programa “Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina”. O programa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia e áreas relacionadas.
Quem pode se inscrever?
Professores orientadores das principais universidades da América Latina, que trabalhem com projetos de Ciência da Computação, Engenharia ou outras áreas relacionadas. Cada um dos docentes deverá indicar um aluno de mestrado ou doutorado, que ficará responsável pela condução da pesquisa. A dupla representará o seu projeto perante os concorrentes. Serão US$ 600 mil (seiscentos mil dólares) de incentivo aos concorrentes.
As inscrições terminam dia 9 de junho de 2016. Veja mais informações sobre o programa e instruções sobre como inscrever seu projeto no site da Gigante. Também pode-se encontrar informaçoes no seu site americano da Google.
Novo Centro de Engenharia em Belo Horizonte, onde o mundo acadêmico e profissional se conectam.
Que áreas poderão ser abordadas?
As áreas de pesquisa são bastante abrangentes, incluem: Geo/mapas, Interação entre humanos e computadores, Retenção, extração e organização de informações (incluindo gráficos semânticos), Internet das coisas (incluindo cidades inteligentes), Aprendizado de máquina (machine learning) e mineração de dados (data mining), Dispositivos móveis, Processamento natural de línguas, Interfaces físicas e experiências imersivas, Privacidade e outros tópicos relacionados à pesquisas na web.
“No Google, estamos comprometidos com o desenvolvimento de novas tecnologias para ajudar nossos usuários a encontrar e utilizar a informação.”
A Google tem um Centro de Engenharia em Belo Horizonte/MG, onde se encontram os melhores engenheiros e cientistas da computação que trabalham intensamente focados no principal produto da Google: o seu mecanismo de busca. Há um interesse de construir na região uma comunidade de pesquisadores interessados no avanço da Ciência da Computação, que servirá como um “hub” de relacionamentos que conectará os mundos acadêmico e profissional em intensa atividade de desenvolvimento e pesquisa científica.
Na última edição foram 12 projetos vencedores, em 2015, neste projeto Google Research Awards for Latin America, Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina.