Bárbara Minuzzi começou sua carreira como vendedora de roupas e chegou a fundar dois fundos de investimentos extremamente especializados no Vale do Silício, a Babel Ventures e do Ausum Ventures, focados respectivamente em startups de biotecnologia e blockchain.
Em 2011, Minuzzi deu início ao seu primeiro fundo de investimentos, no setor imobiliário norte americano, Investhaus. Em 2014, Bárbara mudou-se definitivamente para os EUA e começou a convencer seus clientes a investir em startups. Primeiro, criou um fundo que investia em outros fundos de startups, minimizando para quem representava.
Conforme foi ganhando conhecimento sobre as dinâmicas financeiras do Vale do Silício, ganhou confiança para, em 2017, Babel Ventures. A Babel Ventures é investe em startups de estágio inicial (seed fund e round A e follow on) no setor de biotecnologia, tendo cada ano um foco de atuação nesse campo. Nos últimos meses, o foco tem sido proteína limpa, cannabis e equipamentos médicos.
A Babel Ventures recebe cerca de 200 inscrições de startups por mês, mas somente 10% delas passam para um estágio mais avançado de análise de investimento. Até o presente momento, o fundo investiu em 12 startups, com valores que variam de 200 mil a 3 milhões de dólares. As rodadas captação com investidores da Babel gira em torno de 150 mil dólares e muitos brasileiros compõe sua cartela de clientes.
Com o sucesso da Babel e acumulado experiências e rede de contatos criados ao longo dos anos, Bárbara cofundou a Ausum Ventures, no final de 2017. Esse fundo é focado em blockchain e já investiu em 13 startups do ramo, além de comprar tokens de outras 12 startups, chegando à soma de 20 milhões de dólares investidos no setor.
Além dos resultados exponenciais esperados como retorno do investimento em startups, os tokens – que são valores de vinculados à flutuação do valor de criptomoedas relacionadas a cada tecnologia, como Bitcoin, Ethereum e Q Initiative – podem valorizar ainda mais o trabalho dessa brasileira e engordar substancialmente a conta dos fundos que ela administra. Vale a pena acompanhar os próximos passos dela!