Vivendo num mundo com tantas possibilidades de produção, compartilhamento e carreira, jovens artistas entrando no mercado podem se sentir abarrotados e perdidos com a quantidade de informação que existe pela internet. Pensando nisso, surgem cada vez mais plataformas querendo acolher e simplificar a tarefa de praticar e aprender.
O Canva (aplicativo para Android e iOS) surge nesse contexto, com um sucesso fenomenal por todo o planeta, provendo suporte para que a criação tenha espaço sem o medo de errar e que no seu próprio ritmo, todos achem seus caminhos. Com um crescimento gigantesco e uma diversificação imensa do que o projeto originalmente se propunha a fazer, aqui está a empresa, que como seu público-alvo, começou numa tentativa e chegou no topo.
Conversamos Liz Mckenzie, chefe de Relações Públicas do Canva para entender a trajetória da empresa e o que esperar do futuro!
Quando o App foi criado e quem são os criadores?
Nossa CEO e co-fundadora, Melanie Perkins, teve a ideia de criar o Canva quando estudava na universidade. Melanie estava ensinando outros alunos sobre como usar o pacote de software de design existente, mas notou que levava muito tempo para os alunos se sentirem um pouco confiantes, mesmo ao projetarem algo simples. Foi então que ela percebeu que o futuro do design seria mais simples, on-line e colaborativo, e foi aí que a ideia do Canva surgiu.
Juntamente com o seu namorado Cliff Obrecht, eles lançaram seu primeiro negócio juntos para testar a ideia quando ela tinha 19 anos. A Fusion Books é uma plataforma de software que os alunos usavam para projetar seus anuários escolares. Eles começaram um nicho para provar que sua nova abordagem do design era possível e necessária. Depois de continuar crescendo por alguns anos, eles decidiram que estavam prontos para ampliá-la e alcançar todo o universo do design e lançaram o Canva em 2013.
Quais foram as experiências, que deram certo ou não, anteriores à criação do App?
Começar um negócio, especialmente com grandes planos malucos, sempre envolve superar resistências. Nossa CEO e co-fundadora, Melanie, recebeu centenas de rejeições de potenciais membros da equipe e investidores, enquanto levantava capital e buscava talento em tecnologia para transformar suas ideias em realidade. Mas ela continuou revisando seus planos e pitch deck até que fosse consistente o suficiente para encontrar os parceiros certos.
Vocês são “bootstrapped” ou receberam investimento externo? Qual é o critério para tomar esse tipo de decisão?
Em janeiro do ano passado, o Canva levantou US$ 40 milhões
em uma nova rodada de investimentos, ganhando o título de Unicórnio (empresa valorada em US$ 1 bilhão). Esta rodada é um grande voto de confiança no Canva e na nossa missão de capacitar o mundo para criar designs.
Embora a empresa seja lucrativa, esse investimento nos permite buscar oportunidades globais empolgantes e avançar rapidamente em nossa oferta principal de produtos, para que possamos entregar mais valor à nossa comunidade de design.
Quem compõe a equipe do Canva hoje e o que cada um faz?
Temos uma equipe com mais de 400 membros comprometidos trabalhando em nossa sede em Sydney e em nossos escritórios em Manila e Pequim, englobando engenharia, crescimento de produtos, design de produtos, operações e muito mais.
Para que tipo de de atividades o Canva é recomendado?
O Canva é uma plataforma online que pode ser usada para editar imagens e criar designs de vários tipos (como cartões de visita, currículos, apresentações, convites, banners, imagens para redes sociais etc.), de forma simples e intuitiva, por meio do nosso recurso de arrastar-e-soltar.
Existe uma plano empresarial para o App? Qual é a diferença da conta normal?
Além da conta gratuita, o Canva oferece o Canva for Work, que conta com recursos de colaboração adicionais para facilitar o trabalho em equipe: pastas ilimitadas para organizar projetos, armazenamento ilimitado de imagens, acesso exclusivo a mais fotos, ilustrações e modelos, designs animados, download de designs com fundo transparente, salvar templates para a equipe etc.
Se o app é gratuito, como a empresa se mantém?
Temos uma variedade de fontes de receita, como nossas licenças de imagem, o serviço de impressão sob demanda Canva Print, bem como nossas licenças do Canva for Work.
Nossa missão é capacitar a todos para criarem belos designs – assim, também fornecemos acesso gratuito ao Canva for Work para organizações sem fins lucrativos (mais de 20.000 até o momento) em todo o mundo.
Se eu não sei nada de Design e Fotografia, por onde posso começar a aprender?
Nosso blog chamado Aprenda é uma ótima maneira de começar. Oferecemos muitos artigos e tutoriais que ensinam o público não apenas a tirar o melhor proveito de nossa ferramenta, mas também a criar belos designs e editar imagens, compartilhando ideias e inspiração sobre como fazê-lo.
Onde fica a maior base de usuário do App, no Brasil ou no exterior?
Atualmente, nossa maior base de usuários está localizada nos Estados Unidos.
Que novidades podemos esperar do Canva em 2019?
O Canva está crescendo a um ritmo enorme. Só em 2018, nós levamos o Canva para mais mercados – o que é uma tarefa enorme e incrivelmente emocionante para toda a equipe. Para nos tornarmos uma empresa verdadeiramente global, agora oferecemos o Canva em mais de 100 idiomas, incluindo a capacidade de criar designs em línguas escritas da direita para a esquerda, como o árabe, urdu e hebraico, para que nossa comunidade possa escolher usar o Canva no idioma de sua preferência.
Também lançamos o Canva China, com uma experiência completamente adaptada com fontes locais, templates locais e uma equipe em Pequim.
O Canva Print é oferecido agora em 40 países – o que dá à nossa comunidade de design a capacidade de transformar seus designs incríveis em impressões profissionais, entregues diretamente à sua porta.
Também fizemos nossa primeira aquisição em
2018. Juntamente com a Zeetings, temos grandes planos para oferecer à nossa comunidade uma maneira melhor de criar designs e apresentações mais envolventes.
Também temos mais de 25.000 organizações sem fins lucrativos em todo o mundo em nosso programa Canva para ONGs. É incrível ver o impacto que eles estão causando na vida de muitos!
O Canva continuou a crescer rapidamente em 2018; já temos 1 bilhão de designs criados desde nosso lançamento há 5 anos atrás – mais de 500 mil desses designs foram criados somente no ano passado! O Canva agora é usado por pessoas em 190 países no mundo todo.
O mais emocionante é que não temos sinais de diminuir o ritmo!