Desde abril de 2018, uma nova funcionalidade já está disponível para facilitar a vida dos motoristas brasileiros!
Desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) : o app Carteira Digital de Trânsito. Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo permite gerar remotamente o documento sem precisar comparecer ao Detran ou obter um certificado digital, ferramenta que permite identificar e representar uma pessoa na Internet, burocracias que dificultavam o acesso. Agora com validação remota, o índice de adesão aumentou consideravelmente e já passa de 1 milhão de usuários.
Baseada na tecnologia do QR Code para conseguir formar o banco de dados de cadastro, os condutores com carteiras emitidas antes de maio de 2017 precisam pedir a segunda via para poderem usar o aplicativo. Ao obter o documento atualizado, basta seguir os passos de autenticação!
O cadastro no aplicativo é simples, se considerarmos que se trata de um documento oficial. A autenticação é feita através do cadastro da Área do cidadão, no site do governo federal, e necessita apenas de um e-mail e número de telefone para ser realizada. Para incluir o seu documento no banco de dados do app, o usuário precisa escanear o QR Code localizado dentro da CNH, além de fazer o cadastro biométrico através da câmera do próprio celular.
A principal vantagem da novidade, nem mais tão nova, é a praticidade que oferece ao motorista, que tem um documento válido consigo facilmente acessível em seu aparelho, mesmo sem conexão com a internet e que caso perca o documento físico ainda tem como portar identificação oficial.
Apesar da facilidade e da gratuidade da ferramenta, sua existência ainda é desconhecida pela maioria do público. Falta um esforço de promoção e encorajamento para que ela contemple ainda mais usuários por parte dos órgãos que desenvolveram e exercem sua regulamentação. Os estados que lideram seu uso são São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com respectivamente 230 mil, 136 mil e 79 mil.
No app, o usuário também pode ter acesso à versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), disponível para Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.