Seguindo uma tendência muito forte no empreendedorismo, sobretudo após o adpocalipse, cada vez mais plataformas de financiamento coletivo têm lançado funções que permitem os apoiadores darem apoio contínuo a criadores de conteúdo. O Catarse, fundado em 2011, este mês passou a permitir essa função.
Sua filosofia de trabalho possibilitou reunir mais de 430 mil pessoas, que arrecadaram mais de 68 milhões de reais e mais de 5.642 projetos. Permitindo ao público brasileiro uma grande diversidade na produção criativa, social, empreendedora e científica, o site cresceu muito nos últimos anos e teve inúmeros projetos de sucesso.
Para que esses projetos, além de saírem do papel, tenham continuidade e mantenham aquecidas as relações que criam durante suas campanhas, a decisão por criar uma nova ferramenta de gerenciamento e de monetização culminou no Catarse Assinaturas.
Patreon, Kickante e Apoia.se há algum tempo já oferecem essa função, então conquistar o criadores de projetos interessantes mais tradicionais e estabelecidos no mercado será um pouco mais difícil, mas há sempre gente nova na internet e novos criadores pode optar pelo Catarse.
Temos uma visão, estamos aos poucos cumprindo com os passos que nos levarão a ela e gostamos de fazer as coisas com certa calma e do nosso jeitinho. Além disso, sabemos que a escolha que fizemos por uma trajetória em que não buscamos investimento para o Catarse faz com que nosso caminho seja menos acelerado.