Uma semana repleta de ciência e tecnologia completa o calendário de eventos do CEFET-MG
Durante uma semana repleta de apresentações tecnológicas e científicas, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, pólo federal de pesquisa, sedia nos dias 21 a 27 de outubro, em seus 9 campi, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T), completamente aberto e gratuito para a comunidade externa.
Havendo cerca de 465 pesquisas, a C&T, com enfoque em “Bioeconomia”, não se restringindo a isso.
Após a Feira Literária Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH), patrocinada pela prefeitura de Belo Horizonte, o Campus 1 da instituição decidiu sediar não uma feira, mas uma festa: a Festa de Linguagens e Ciência (FLIC).
Através de debates e pesquisas realizadas dentro e fora da instituição, é possível perceber ainda que a tecnologia não se encontra somente em cursos das ciências exatas ou biológicas.
No próprio curso de letras iniciado há 13 anos e realizado também no campus 1, é possível entender como o fazer literário ganhou o reconhecimento adequado, uma vez que não somente as pesquisas, ensaios e saberes da edição são veiculados e apresentados.
A FLIC, ocorre nos dias 21 e 22 de outubro na Av. Amazonas, 5.253, Nova Suíça em BH e conta com palestras, debates, oficinas, minicursos sobre temas como tecnologia, jornalismo, linguagem, arte, poesia e vida acadêmica.
Como são diversas atrações em todos os campi, é possível verificá-las no site da instituição, onde os nove campus (Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha), integram como um todo o evento.
A presidente da Comissão organizadora, Sônia Miranda, tem boas expectativas em relação ao evento.
“As minhas expectativas este ano com a 15ª Semana C&T são as maiores, pois comemoramos os 15 anos do evento, um marco para nós que trabalhamos com divulgação e popularização da ciência. A Semana é uma ótima forma de mostrar à sociedade o que é feito dentro de nossas Instituições de ensino”, destaca Sônia ao site do CEFET-MG.
É interessante ainda salientar que, juntamente com a história centenária do CEFET em tecnologia, há uma janela relativamente nova voltada às artes, literatura e poesia.
Como ficou comprovado na matéria do Estado de Minas, que destaca não só o orgulho de ser uma das melhores escolas técnicas do país, como também, a felicidade ligada ao processo cultural desenvolvido.
Mesmo com os crescentes obstáculos à tecnologia, ciência e pesquisa através do contingenciamento de verbas, e com os ataques relacionados à CAPES e ao CNPq, sendo grupos organizacionais extremamente necessários para a realização de diversos processos tecnológicos no Brasil e no exterior.
O Centro continua se destacando de diversas formas, como na posse do diretor-geral da instituição, Flávio Antônio dos Santos, em Brasília, na tarde de quarta-feira (16), onde tanto o CEFET-MG, quanto o diretor reeleito, foram elogiados.
Por Pedro Rosemberg