Embalando festas corriquieras e comemorações importantes à cerveja há um local reservado no coração da civilização e nos anais da história. Essa bebiba é tradicionalmente produzida a partir da fermentação de cereais e é considerada uma das primeiras bebidas alcoólicas do mundo.
Logo após o Younger Dryas – ver podcast sobre o assunto – , os seres humanos se organizavam em sociedades caçadoras-coletoras. Comiam o que encontravam no caminho e caçavam animais sem técnicas de pecuária.
Assim que passaram a diminuir o nomadismo e a desenvolver a agricultura, começaram a domesticar plantas e animais. Assim surgiram as primeiras cidades.
No ocidente, os primeiros registros da cerveja foram encontrados por cientistas em registros microscópicos no sítio arqueológico de Göbekli Tepe, no sul da Turquia – ver podcast sobre o assunto -, mas há quem acredite que a cerveja, mais que o pão foi o que predominou na primeira Revolução da Agricultura. No oriente, registros de bebidas fermentadas com grãos e frutas foram encontrados, também, por volta de 7.000 a.C., em Jiahu, na China.
Nas Américas, se encontravam no México os primeiros registros de bebidas fermentadas, só que por aqui não era o trigo nem o arroz – como nos dois casos anteriormente descritos – o principal insumo, mas o milho. Na américa do sul, utilizavam a batata, na África, o vinho de palma.
Estudar sobre cerveja é interessante, mas mais interessante é apreciar o resultado desse estudo! Concorda? Que tal ligar para um amigo para começar essa discussão em outros parâmetros? Bom, depois você pode marcar as fotos que tirar com a tag #tecnocerva e podemos continuar essa viagem pelo conhecimento pelas redes sociais!
Um Comentário
Jorge Luiz Tocafundo
Ha 12 mil anos? 15 mil anos? nem existe comprovação científica sobre absolutamente nada desta idade a não ser o carbono 14 que tem uma margem enorme de erro a partir de 700 anos em suas ‘medições precisas’. A ‘fermentação natural’ foi uma descoberta por algum desleixo em ‘algo’ abandonado e não por uma experiência científica! Cerveja, futebol, carnaval e outras futilidades são extremamente culturais para FÚTEIS que são manipulados para ficarem com a ignorância satisfeita!