A Camomila é uma planta herbácea, que apresenta diversos ativos interessantes e capacidade de modulação de alguns aspectos relativos a saúde em geral.
Essa erva-rasteira tem sido estudada pela comunidade científica e os estudos sugerem que a Camomila apresenta efeito Antiespasmótico (combate a espasmos musculares) , Carminativo (redução de gases intestinais), Antiflogístico (efeito antiinflamatório), Calmante, Modulação eficiente do Sono (proporciona um sono reparador, efeito sedativo e indutor do sono), Cicatrizante, Antisséptico, Antialérgico e Antioxidante.
A Camomila possui diversos nutrientes e ativos como: flavonóides (luteolina e quercetina), aminoácidos, ácidos graxos, sais minerais, compostos fenólicos (apigenina), terpenóides, bisabolol (reduz a quantidade de pepsina que é uma enzima proteolítica, sem alterar os níveis de secreção ácida no estômago, auxiliando como um anti-ulcerativo).
Seu rico conteúdo de polifenóis atua pontualmente no bloqueio de vias de transdução de sinal ativado por mitógeno quinases (MAPK). Essa peculiaridade propicia a Camomila obter um efeito de ativação de células do sistema imunológico (macrófagos, por exemplo) e confere um potencial protetor no combate a potenciais agentes agressores a microbiota intestinal.
É importante ressaltar que devemos sempre priorizar o consumo da erva natural e minimizar o uso dos sachês, haja vista o fato que todos esses potenciais bioativos relatados podem estar ligeiramente ou significativamente suprimidos nas opções em sachê.