Há dois principais fatores que entram em jogo quando se mede o desempenho de um dispositivo móvel e o navegador: o hardware e a quantidade de dados trafegados. Não importa se você tem o smartphone mais rápido do mundo, a navegação só vai ser rápida se o tráfego de dados for menor. No Chrome podemos ativar essa funcionalidade, como veremos abaixo.
Bastando tocar os três pontinhos no canto superior direito do navegador e selecionar a opção CONFIGURAÇÔES.
Em seguida tocar na opção ECONOMIA DE DADOS.
Se a funcionalidade estiver ativada já aparecerá a quantidade de dados a menos consumida.
O Chrome usa os servidores do Google para compactar as páginas que você visita antes de fazer o download delas. Páginas acessadas usando conexões particulares (HTTPS) ou guias anônimas não são otimizadas ou vistas pelo Google. Tenha mais visibilidade com relação aos seus dados de uso, acessando essa funcionalidade também pode-se ver a quantidade de dados que é usada pelos sites que você visita. Isso pode ajudar você a tomar decisões mais informadas com relação ao seu uso, com base no tipo de conexão que você está usando.
Você também pode ter essa funcionalidade no seu desktop, bastando para isso instalar a extensão do Chrome, como podemos ver abaixo. Se clicar na imagem você será levado ao Chrome Web Store pra instalar a extensão.
Após a instalação e uso o usuário poderá averiguar o seu nível de economia de tráfego de dados clicando no ícone da extensão como mostra a imagem abaixo.
Sem dúvida que são alternativas de economia de tráfego e pacotes que crontibuirão para a economia do pacote de dados da operadora contratada, beneficiando o usuário. Como existem outras alternativas já colocadas aqui inclusive quanto ao uso do Facebook Lite, um aplicativo produzido pelo próprio Facebook para uso em banda larga de baixa velocidade ou redes 2G, principalmente em países em desenvolvimento ou emergentes.
Sempre estaremos informando sobre iniciativas como essa que racionalizam o uso da tecnologia em benefício do usuário. Abraços.