A 18ª edição do Palco Giratório do Sesc inicia seu circuito nacional no Distrito Federal, de 11 a 15 de março. Ao longo do ano, serão apresentados mais de oitocentos espetáculos de grupos teatrais vindos de diferentes estados brasileiros e serão oferecidas duas mil horas de oficinas em 154 cidades. O evento é gratuito, e a abertura oficial será no dia 11, no Sesc Ceilândia, às 19h30, com a peça “Proibido Elefantes”, da companhia Giro Dança (RN). Companhias da Bahia, do Goiás, do Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul se apresentarão nas unidades de Taguatinga Norte, Ceilândia, Gama e da 913 Sul.
A proposta do projeto é simples, porém ambiciosa: levar arte pelo Brasil afora da forma mais acessível possível, e, nessa experiência antropológica, promover um verdadeiro intercâmbio cultural. O Palco Giratório é composto por 33 curadores, sendo que cada um apresenta um número de produções do seu estado, e o coletivo analisa a seleção. Este ano, o Nordeste saiu na frente: foram nove escolhidos.
Um projeto de peso como esse não sai de um dia para o outro. Ele involve trabalho, e muito: tanto por parte das companhias teatrais, quanto dos curadores. Ele pode abranger mais de 50 cidades diferentes, o que faz com que o grupo permaneça em constante movimento por até três meses ininterruptos. Já que eles estão fazendo um esforço enorme para expandir nossa visão de mundo com tanto espetáculo de graça, que tal fazermos o mesmo e prestigiá-los?
Não esqueça de acessar aqui para ver a programação completa: http://www.sesc.com.br/portal/site/palcogiratorio/2015/