Os chatbots tem sido aplicados em inúmeros contextos, e com o desenvolvimento de novas tecnologias de reconhecimento da linguagem natural estão cada vez mais e mais precisos. É nisso que a Cloudia encontrou um grande nicho no qual a implementação de uma tecnologia chatbot podia ser muito útil – o de assistente virtual para clínicas e consultórios.
Fundada por Felipe Miranda, Anna Giselle Ribeiro e Tiago Miranda em outubro de 2016, a Cloudia é uma simpática assistente que, automaticamente, e de forma muito inteligente e quase humana, realiza diversos processos costumeiros em consultórios e clínicas que exigem comunicação, como agendamentos de consultas, e ela está disponível 24h por dia. Tudo isso, é claro, integrado com o Messenger, do Facebook.
Mas não é só na automatização de todos esses processos que a Cloudia se destaca. Ela faz muitas coisas que só uma assistente virtual brilhante e que nunca esquece de você faria – como mandar lembretes automáticos sobre sua consulta através do messenger e do e-mail e fazer encaixes inteligentes baseados em agendas pré-estabelecidas, tanto nos horários disponíveis para o cliente quanto na agenda estabelecida pelo médico.
E o atendimento da Cloudia não se resume ao site ou ao messenger. Para as clínicas que já se promovem pelo Facebook, ela atende instantaneamente todos que fizerem comentários nas postagens ou fotos da sua página.
A Cloudia é a solução para o telefone do consultório ocupado, e, apesar de não ser humano, se integra muito bem as insuficiências que todos nós temos. Mais que isso, ela é um exemplo de encontro perfeito entre uma tecnologia que está em voga e uma área tão importante -a da saúde.