Os professores precisam compreender que o momento é difícil, muito complicado. Ensinar à distância não é feita da mesma maneira que o ensino presencial, não é proveitos aplicar a mesma aula expositiva por vídeo conferência. É necessário compreendermos o momento e ensinarmos a partir das demandas que o Covid-19 nos impõe de modo tão abrupto, que cada vez mais nos assusta e coloca-no em intensa reflexão. Vamos discutir um pouco sobre possibilidades de experimentos para esse momento?
O ensino de Ciências possui naturalmente uma empatia por experimentos. Culturalmente quando qualquer professor entra em sala pela primeira vez, logo os alunos perguntam: Vamos ao laboratório? Quando a escola possui esse espaço. Vamos explodir alguma coisa? Isso em qualquer escola. É do imaginário do senso comum o fascínio que os experimentos produzem, e isso pode ser bom se o professor pegar a motivação presente nessas falas para iniciar o processo de ensino aprendizagem. Mas a problematização dos experimentos é assunto para outro momento, aqui a ideia principal é: Que experimentos devo fazer em tempos de pandemia?
Existem várias possibilidades que poderíamos citar: como plantar feijão no algodão, misturar água e óleo… enfim, existem vários que utilizam poucos recursos e estão presentes na maioria dos lares de nossos alunos. Contudo, penso que é o momento de aproveitarmos a pandemia que estamos imersos para ensinar ciências.
Um dos sintomas do Covid-19 é a febre, e tradicionalmente as mães, pais, avós, costumam colocar a mão sobre a testa do filho, ou de qualquer outra pessoa para “sentir que está com febre”. Quem nunca fez isso? É muito comum. Mas mediante ao grave momento que estamos vivendo, penso que seria importante a realização de um experimento simples que seja capaz de ensinar ciências para toda família, e acima de tudo, refletir sobre a importância do termomêtro.
Materiais:
ÁGUA
3 POTES
Procedimento:
Coloque água morna em um pote
Coloque água um pouco gelada em outro pote
Coloque água em temperatura ambiente no terceiro pote
Deixe uma mão no pote com água morna e outro com água fria, após 2 minutos, transfira as duas mãos para o pete com água em temperatura ambiente.
E ai, o que sentiu? As duas mãos “sentiram a água na mesma temperatura?” Conseguimos dizer que uma pessoa está ou não com febre só com o toque da mão?
A partir dessas perguntas conseguimos trabalhar os conceitos de sensação térmica e temperatura, e ainda, ressaltar a importância da falibilidade de aferir a temperatura com as mãos, inserindo toda a família no processo de ensino aprendizagem em um momento propício para percebemos a importância do termômetro. Um outro ponto que pode ser ressaltado é a evolução do termômetro ressaltando o mercúrio que existia nos antigos e os perigos de contaminação, misturando passado e presente através de uma troca de saberes entre os pais e a criança.