Clubhouse é um novo tipo de rede social, só que exclusivamente baseada em voz. Quando você abre o aplicativo, pode ver “salas” cheias de pessoas conversando 8211; todas abertas para que você possa entrar e sair, explorando diferentes conversas.
Você entra em cada sala como um membro da audiência, mas se quiser falar, basta levantar a mão e os palestrantes podem escolher convidá-lo para subir. Ou você pode criar sua própria sala. É um lugar para se encontrar com amigos e novas pessoas ao redor do mundo – para contar histórias, fazer perguntas, debater, aprender e ter conversas improvisadas sobre milhares de tópicos diferentes.
O Clubhouse é apenas para voz, então sem a pressão de a câmera estar ligada, você não precisa se preocupar com o contato visual, o que está vestindo ou onde está. Você pode falar no Clubhouse enquanto está dobrando a roupa, amamentando, se deslocando, trabalhando no sofá no porão ou indo para uma corrida.
Em vez de digitar algo e clicar em Enviar, você se envolve em um diálogo de ida e volta com outras pessoas. A entonação, inflexão e emoção transmitida pela voz permitem que você capte nuances e forme conexões exclusivamente humanas com outras pessoas. Você ainda pode desafiar um ao outro e ter conversas difíceis – mas com a voz, muitas vezes há uma capacidade de desenvolver mais empatia. Isso é o que nos atraiu para o meio.
Há salas com pessoas de todas as esferas da vida que encontraram um terreno comum. Podemos ouvir pessoas hospedar clubes do livro, bate-papos ao lado da lareira, debates apaixonados e programas de comédia. Quando as pessoas adormecem tarde da noite, outras pessoas na sala os “colocam para dormir” – silenciosamente enviando-os de volta para a plateia para silenciar o microfone. As pessoas estão criando o hábito de usar o app porque é um lugar onde elas podem conversar por horas a fio e sair de cada dia se sentindo melhor do que pior, porque aprofundaram amizades.
O acesso ao aplicativo no momento é limitada, mas você pode tentar conseguir um convite de um dos seus amigos. Aproveite para aprender as idiossincrasias dessa rede social clicando aqui, porque nomes como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Chamath Palihapitiya e Sriram Krishnan já estão conversando por lá.