O CocoaTalks é um evento de palestras que visa divulgar e explicar as principais tecnologias que orbitam o desenvolvimento no mundo Apple. Como parte do CocoaHeads, esses eventos acontecem em mais de 100 cidades e – juntamente com o Cocoa Frameworks, Cocoa Touch, hackathons ou drinkups – estimulam a interação da comunidade de desenvolvedores iOS e OS X, disseminam o conhecimento dos serviços da marca, incentivam as relações profissionais entre os participantes e apioam boas práticas para criação de aplicativos de qualidade.
Hoje, a partir das 19 horas, no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (L3 Norte, Campus Darci Ribeiro), Daniel Sandoval e Bruno Philipe farão apresentações sobre o Swift, a linguagem de programação multi-paradigmática criada pela empresa de cupertino. O Swift foi lançado em setembro de 2014 na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC), para substituir a Objective-C, utilizada anteriormente, e manter uma experiência de programação mais segura, concisa e estável.
A criação de novas linguagem de programação com propósitos ultraespecíficos não é apenas uma tendência, grandes empresas de tecnologia se vale desse artifício para garantir mais controle e agilidade sobre o desenvolvimento dos seus produtos. O Facebook, por exemplo, criou a Hack (Hiphop Virtual Machine) – como uma variação o PHP – com o objetivo de fomentar um ambiente mais rápido e seguro para o desenvolvimento de suas aplicações nas mais diversas plataformas, mas com o diferencial de ser open source funcionando sob a Licença BSD.
Os “CocoaTalks” começaram em Brasília em 2014 e hoje a noite será realizada a sua 4º edição. Para participar, basta fazer sua inscrição, marcar no seu Apple Calendar (iCal) e comparecer no auditório do CDT da UnB. Os palestrantes são os empreendedores da LOOP Key, a startup brasileira que atualmente desenvolve uma fechadura eletrônica que dá ao usuário a capacidade de ter o controle da porta da sua casa através do celular.
Daniel Sandoval é desenvolvedor iOS desde 2012, com experiência nas áreas de Bluetooth Smart, Webservices, Core Data, Keychain, certificação digital; e Bruno Philipe desenvolve para iOS e OS X, e já trabalhou em projetos como cakebrew.com, TipTyper, x2048, linguotype.com e safebrowser.co. Na primeira parte da palestra eles apresentação uma introdução ao Swift, falando de suas origens, váriaveis e constantes relacionadas a “var” e “let”, de tipos para deixar o código limpo e livre de erros, e boas práticas em arrays, tuples, optionals, loops, closures, enums, protocolos e extensões; na segunda parte, farão demonstrações no iPhone, no iPad e no Macbook.
http://www.meetup.com/CocoaHeads-Brasilia/events/220454898/
Na maioria das cidades, eventos como este recebem apoio de empresas que atuam no setor, contudo a versão brasiliense do CocoaHeads, por enquanto, conta apenas com o entusiasmo e com a competência dos organizadores e palestrantes que mantém o seu trabalho graças ao prestígio que têm perante seu público fiel e qualificado. Se você é empresário ou trabalha em uma empresa relacionada às atividades desta comunidade, entre em contato com o organizador do evento para garantir sua divulgação com esse público e a exposição da sua marca nos próximos eventos: Sebastião Gazolla – Linkedin, Github, Facebook, Google Plus, Twitter.
Eventos do CocoaHeads Brasília
- CocoaTalks Brasília I – 30/10/2014
- CocoaTalks Brasília II – 27/11/2014
- CocoaTalks Brasília III – 31/01/2015
- CocoaTalks Brasília IV – 26/02/2015
- CocoaTalks Brasília IV – 27/03/2015
Mais sobre o CocoaHeads Brasil
Um Comentário
Pingback: 7 Passos para Saber Tudo sobre HTML | Tecnoveste