Code.org é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de expandir o acesso das pessoas à Ciência da Computação e de expandir a participação de mulheres e minorias no mundo da Tecnologia da Informação. Dada a importância da tecnologia na sociedade atual, é inegável que quem souber programar tem uma vantagem em relação às demais pessoas.
Code.org foi lançado em 2013 pelos irmãos Hadi e Ali Partovi para promover a Ciência da Computação. A campanha foi um sucesso desde o início e diversas escolar começaram a entrar em contato para apoiar a iniciativa. Milhares de empresas e de pessoas doam recursos e seu tempo para viabilizar o aprendizado de programação para jovens de diversas maneiras.
Atualmente, a Code.org oferece cursos livres sob a licença Creative Commons e funciona como uma ONG que conta com os apoio de marcas como Microsoft, Facebook, the Infosys Foundation, Google, Omidyar Network, Bill and Melinda Gates Foundation, Amazon Web Services, Quadrivium Foundation, Drew Houston, Ballmer Family Giving, Salesforce.
Contando com nomes de peso do mundo da tecnologia como Jeff Bezos, Sean Parker, Mark Zuckerberg, Priscilla Chan, Reid Hoffman, Ali and Hadi Partovi, Bill Gates, o Code.org é viabilizado em ações de escolas, professores e pais interessados em promover a tecnologia. Por ser um projeto Open Souce, seu crescimento é muito rápido e suas variantes são muito criativas.
Um dos eventos que o Code.org organiza é a Hora do Código (Hour of Code), uma campanha que já conseguiu atingir 10% da totalidade dos alunos do mundo em idade escolar nos EUA e ao total 367.411.522 pessoas. A HdC é um evento que ocorre uma vez por ano em que escolas, professores e entusiastas da tecnologia se juntam para ensinar a programar por uma hora.
Outra iniciativa do Code.org é o Code Studio, que já registrou a entrada de 16 milhões de alunos e está disponível em mais de 45 idiomas. O Code Studio oferece iniciação em Ciência da Computação para crianças de todas idades, oferecendo atividades lúdico-educativas para que o conteúdo de ensino esteja contextualizado na linguagem e nos gostos desse público.
É interessante perceber que a presença de meninas e pessoas provenientes de minorias representa quase 50% do total de alunos dos cursos do Code.org. Em uma área profissional onde desigualdade social e representação de gênero ainda são muito mal distribuídas, representa uma iniciativa louvável e digna de apoio.
Para cada dólar doado, há investimento em introdução do currículo de Ciência da Computação em escolar de nível médio e fundamental, em desenvolvimento de cursos online e material para os alunos, em pressão política para incluir as carreiras de tecnologia da informação nos currículos escolares formais, em aumentar a diversidade e a inclusão de minorias na ciência da computação, em aumentar a divulgação desse tipo de iniciativa.