A primeira refeição do dia representa uma grande oportunidade de saúde quando pensamos em atingir alvos moleculares, epigenéticos e fatores transcricionais que poderão influenciar diretamente na ocorrência de mecanismos relacionados intimamente com a expressão gênica.
Se ativamos vias com alvos-chave na modulação do metabolismo lipídico, na destoxificação, regulação do estímulo a oxidação de gordura e biogênese mitocondrial, em outras palavras, Nrf2, Sirtuínas,PPAR-Alpha, PGC1-Alpha, ligamos as “chaves” metabólicas para reproduzir harmonia no terreno biológico.
Na minha visão, acredito que em grande parte dos casos, fornecer um estímulo insulinêmico alto pela manhã, quando nosso organismo ainda está se recuperando de processos regenerativos que ocorrem durante a noite, pode ser um tiro pela culatra no que diz respeito ao controle da glicemia e possível amplificação da expressão de radicais livres.
Começo meu dia sempre buscando prover o máximo de energia vital e vitalidade positiva para minha máquina biológica. 🍳🔋🥑Café da manhã Densidade Nutritiva:
- Omelete de cogumelos
- Abacate laminado
- Castanhas
- Salada verde
- tomate cereja.
Uso proteínas de excelência, gorduras com ótimo perfil MI/PI, carboidratos de qualidade, distribuo fibras e sempre prezo pelo alto teor de vitaminas, minerais e fitoquímicos-chave.
Importante ressaltar que cada caso é único e específico, cada indivíduo tem um objetivo específico, tem características metabólicas e genéticas diferentes, então a regulação da expressão gênica não pode ser generalizada a todos.