Devido à crescente quantidade de conteúdo digital e à diminuição capacidade de atenção das novas gerações, está cada vez mais difícil capturar a atenção do público com anúncios. No entanto, é inegável a importância do áudio digital (podcasts) como parte da rotina de um número cada vez maior de consumidores.
Com toda capacidade de interação e imersão, plataformas como o Spotify conseguem transferir 93% do engajamento com o seu conteúdo para os anúncios, ajudando a trazer melhores resultados para campanhas de marketing. Para ter a certeza de que sua mensagem será ouvida no momento certo e pelo seu potencial público-alvo é preciso ter estratégia.
De maneira geral, o brasileiro está fazendo certas atividades que propiciariam o consumo de podcasts com menor frequência, mas o ambiente imersivo do áudio fez com que seu consumo aumentasse muito nos últimos meses – é isso que mostra a nova pesquisa do Spotify em parceria com a IPG Mediabrands.
O áudio virou um companheiro enquanto trabalhamos, cozinhamos, ou até mesmo fazemos compras e o consumo do formato se mantém em alta durante todo o dia: 98% das pessoas estão realizando outras atividades enquanto fazem streaming de áudio. Além disso, o consumo de áudio aumentou entre todas as gerações e regiões do Brasil.
Motivos para a crescente importância dos podcasts
Fadiga das telas: o áudio se tornou um refúgio contra a onipresença de televisores, computadores, celulares ou tablets: 71% dos entrevistados dizem estar com fadiga das telas e, destes, 82% afirmam que esse é um dos motivos de terem aumentado o consumo de áudio.
Ombro fofo e voz amiga: entre os ouvintes de podcasts, 63% sentem uma ligação emocional com os hosts dos shows que ouvem. Como comparativo, entre os telespectadores de programas televisivos, apenas 38% sentem-se da mesma forma com relação aos apresentadores/atores das suas atrações favoritas. Esse é um dos motivos pelos quais os consumidores estão 86% mais abertos a anúncios em podcasts em comparação a programas de TV.
O que isso significa para os anunciantes?
No atual cenário, está cada vez mais difícil capturar a atenção do público com anúncios. Para que você tenha êxito, é preciso que você tenha um planejamento claro de aquisição de cliente e de conversão.
Além disso, é preciso preparar seu negócio para fazer conversões eficientes quando os clientes forem direcionados do seu anúncio para a frente do seu negócio, seja ele digital ou físico.
Aproveite a presença constante do áudio digital no dia a dia do seu consumidor para ter a certeza de que sua mensagem será ouvida no
momento certo. Isso significa: escolher bem onde seu anúncio será feito.
Vale lembrar também que a qualidade do material de divulgação do seu negócio nos podcasts também será determinante para o sucesso do seu anúncio. Contrate profissionais de vozes experientes, editores profissionais e tenha um plano de longo prazo.
Segundo o próprio Spotify, dentre os ouvintes de podcasts, 63% sentem uma ligação emocional com os hosts dos shows que ouvem – contra 38% de telespectadores de programas televisivos.
Outro dado importante é que 86% dos ouvintes de podcasts estão mais abertos a anúncios em podcasts em comparação a programas de TV.
Para ter esse nível de precisão de resultados, o Spotify e a Mediabrands realizou um estudo com mais de 2.300 participantes em todo o Brasil, em que os participantes tiveram que descrever até duas sessões de áudio digital ou vídeo digital das últimas 24 horas em detalhes em um diário de mídia. Confira a pesquisa completa, clicando aqui.