As polêmicas em que o Facebook se envolveu ultimamente foram forte golpe na confiança das pessoas na rede social e nas ações da empresa na bolsa. Se você finalmente desistiu da rede de mídia social mais popular do mundo e acha que agora é o momento ideal para se livrar do Facebook, vamos te ajudar.
Antes de tudo é preciso saber que há uma diferença entre desativar e apagar a sua conta. No primeiro caso, você pode reativá-la quando quiser e alguns dados continuam online; no segundo, não será possível recuperar o acesso após 90 dias da exclusão e todos seus dados públicos serão excluídos pelo Facebook*.
1º Passo: salvar seus dados
Salve todas suas fotos, vídeos, postagens, likes. Passe a propriedade das suas Páginas e dos aplicativos que você administra para outras Pessoas. Mande mensagem aos seus amigos com um novo meio de contato: e-mail, telefone ou outra rede social.
É preciso lembrar que a sua Linha do Tempo contém publicações que você compartilhou e que outras pessoas compartilharam com você, assim como comentários e outras interações com pessoas. Além disso, você há sua caixa de mensagem e as conversas de bate-papo.
O download de suas informações incluirá várias informações disponíveis para você em sua conta e no registro de atividades, incluindo as informações não disponíveis simplesmente ao acessar sua conta, como os anúncios em que clicou, contas vinculadas, páginas que você administra, dados como os endereços IP registrados quando se conecta e se desconecta do o Facebook etc.
Clique nas Configurações da Conta
Vá em: Baixar uma cópia
Agora você está pronto para deletar sua conta!
2º Passo: apagar sua conta
É importante lembrar que uma vez apagada, não tem volta – mais ou menos…
Se achar que não vai usar o Facebook novamente e desejar excluir sua conta, clique neste link!
Depois que você clicar em “Excluir minha conta”, sua conta será marcada para finalização e inacessível para outras pessoas usando o Facebook.
Mesmo antes da recente polêmica com a Cambridge Analytica, o Facebook tem trabalhado para combater fake news e outras pragas da internet, mas o volume de dados, de iniciativas e de funcionários da rede social a serem administrados é enorme. É preciso aliar engenharia social e inteligência artificial para, preventivamente, coibir crimes e transformar o mundo no lugar não somente mais conectado, mas também mais seguro para todos.